Ford: Discussão estratégica
Quero reproduzir aqui alguns trechos de uma excelente entrevista realizada pelo Carro Online com Antônio Baltar, gerente de marketing da Ford. São partes excelentes – parabéns ao site pela entrevista. Meus comentários abaixo de cada trecho:
“Por que o modelo que virá para o Brasil não tem máscara negra nos faróis, airbags laterais e de cortina, além de xenônio?”
Antonio Baltar – Como o Focus faz parte de uma plataforma global, esses itens, desenvolvidos para o mercado europeu, podem sim ser adotados aqui, porém, é um estudo para um futuro próximo, na versão Ghia. A Ford acredita que oferecer o airbag duplo de série já representa uma competitividade para o segmento já que alguns rivais têm esse item apenas como opcional.
Foi falha da Ford não oferecer os air bags laterais e de cortina ao menos como opcionais na versão Ghia. A Fiat fez um estudo melhor de mercado ao lançar o Linea e colocou esses bags como opcionais em toda a linha por pouco mais de R$ 2 mil. Ford, pisou na bola. Espero que tenhamos os equipamentos em breve no Ghia, e ao mesmo tempo que o carro não passe pelo processo de depenação que é comum em carros nacionais, perdendo iluminação no assoalho, maçanetas cromadas, e assim por diante.
Baltar - A versão Focus Titanium será apresentada no Salão do Automóvel, em outubro. Ela terá visual mais esportivo, incluindo novas rodas, acabamento em titânio no interior e rodas de 18 polegadas, entre outros detalhes. Ela fará parte do catálogo do produto logo em seguida.
É possível que essa versão venha com os air bags e também com o retrovisor fotocrômico que são ausências graves do Focus Ghia atual. Mas já temos o Ghia hatch vendido a 68 mil reais. Qual o preço da Titanium? 80 mil reais num Focus com o mesmo 2.0 gasolina das versões de entrada?
Baltar - Todo o posicionamento do carro foi pensado de forma a ter o melhor custo-benefício do mercado, portanto, a adoção do Durashift, de 4 velocidades, já atende aos anseios desse consumidor. O que não impede que venhamos a considerar o Powershift no futuro.
Lançar o carro com esse câmbio foi a mesma cagada que a GM fez com o Vectra (no caso, o carro todo: mirou no Corolla e tomou na cabeça assim que o Civic chegou). Calcanhar de aquiles, já podia ter vindo com o câmbio de 6 marchas usado na Europa. Engraçado, o sujeito fica se comprometendo ao invés de já chegar com o pé no peito do mercado.
Baltar - O Fusion tem o espaço dele, é um carro maior e terá uma novidade em breve: a versão V6, que já estamos testando no Brasil com gasolina nacional e que virá com mais de 200 cv.
Ou seja, quem quiser ter um Fusion, compre agora. Se ainda tivermos a versão 4 cilindros, que será repotenciada para 170 cv lá fora, vai morrer com bem mais que os 80 mil pedidos hoje (75 mil na prática). E o V6 vem aí para comeptir com o Azera, na faixa dos 100 mil.
Por fim, ele confirma que o Eco terá o 2.0 flex em novembro. Quem comprar um Focus gasolina terá um senhor mico nas mãos – a não ser nas regiões em que o álcool não vale a pena.
“Por que o modelo que virá para o Brasil não tem máscara negra nos faróis, airbags laterais e de cortina, além de xenônio?”
Antonio Baltar – Como o Focus faz parte de uma plataforma global, esses itens, desenvolvidos para o mercado europeu, podem sim ser adotados aqui, porém, é um estudo para um futuro próximo, na versão Ghia. A Ford acredita que oferecer o airbag duplo de série já representa uma competitividade para o segmento já que alguns rivais têm esse item apenas como opcional.
Foi falha da Ford não oferecer os air bags laterais e de cortina ao menos como opcionais na versão Ghia. A Fiat fez um estudo melhor de mercado ao lançar o Linea e colocou esses bags como opcionais em toda a linha por pouco mais de R$ 2 mil. Ford, pisou na bola. Espero que tenhamos os equipamentos em breve no Ghia, e ao mesmo tempo que o carro não passe pelo processo de depenação que é comum em carros nacionais, perdendo iluminação no assoalho, maçanetas cromadas, e assim por diante.
Baltar - A versão Focus Titanium será apresentada no Salão do Automóvel, em outubro. Ela terá visual mais esportivo, incluindo novas rodas, acabamento em titânio no interior e rodas de 18 polegadas, entre outros detalhes. Ela fará parte do catálogo do produto logo em seguida.
É possível que essa versão venha com os air bags e também com o retrovisor fotocrômico que são ausências graves do Focus Ghia atual. Mas já temos o Ghia hatch vendido a 68 mil reais. Qual o preço da Titanium? 80 mil reais num Focus com o mesmo 2.0 gasolina das versões de entrada?
Baltar - Todo o posicionamento do carro foi pensado de forma a ter o melhor custo-benefício do mercado, portanto, a adoção do Durashift, de 4 velocidades, já atende aos anseios desse consumidor. O que não impede que venhamos a considerar o Powershift no futuro.
Lançar o carro com esse câmbio foi a mesma cagada que a GM fez com o Vectra (no caso, o carro todo: mirou no Corolla e tomou na cabeça assim que o Civic chegou). Calcanhar de aquiles, já podia ter vindo com o câmbio de 6 marchas usado na Europa. Engraçado, o sujeito fica se comprometendo ao invés de já chegar com o pé no peito do mercado.
Baltar - O Fusion tem o espaço dele, é um carro maior e terá uma novidade em breve: a versão V6, que já estamos testando no Brasil com gasolina nacional e que virá com mais de 200 cv.
Ou seja, quem quiser ter um Fusion, compre agora. Se ainda tivermos a versão 4 cilindros, que será repotenciada para 170 cv lá fora, vai morrer com bem mais que os 80 mil pedidos hoje (75 mil na prática). E o V6 vem aí para comeptir com o Azera, na faixa dos 100 mil.
Por fim, ele confirma que o Eco terá o 2.0 flex em novembro. Quem comprar um Focus gasolina terá um senhor mico nas mãos – a não ser nas regiões em que o álcool não vale a pena.
Comentários
A Ford desde a época do Escort faz essa linha (Escorte, Verona, Focus I e II) ser mais cara do que as linhas concorrentes com carros maiores.
Ao invés de gastar 74 mil num carro desse, se leva um Mégane por menos.