"Você nem conhece e já confia"
"(...) Mas afinal de contas, se carros são feitos basicamente dos mesmos materiais, por que um Volkswagen é assim mais confiável do que os outros? Simples. Nossos carros são mais bem-feitos. As peças se encaixam melhor. As soldas são mais precisas. O acabamento é mais bem cuidado."
Além do "mais bem cuidado", assassinato ao bom português, existem dezenas de inverdades na frase acima. De onde eu tirei isso? Propaganda da contra-capa da edição deste mês (abril/2003) da revista QUATRO RODAS. Desespero na sua forma mais simples e absoluta. Alô, Volkswagen? Seus carros NÃO são têm peças que se encaixam melhor! pegue um Palio e um Gol, rode 20 mil km e você vai ouvir os mesmos barulhos. Só que o dono do Gol pagou 3 mil reais a mais em um carro equivalente justamente para não ouvir isso. Está na mesma 4R de abril, na seção dos testes de longa duração: "Aos 16500 km, 1000 depois da primeira revisão de garantia, captamos alguns ruídos suspeitos e um tanto irritantes." E é o Polo, um carro conehcido pelo bom acabamento. A resposta está na crueza dos números. Citando a mesma 4R de abril, dentre os 20 carros mais vendidos de janeiro e fevereiro de 2003, a VW tem 5 modelos. O líder, Gol, e os três últimos, Golf, Saveiro e Santana, na ordem. Em sétimo está o Polo. Para comparar, a Fiat tem os mesmos 5 veículos, em posições melhores - Palio em 3º, Uno em 5º, Siena, Strada e Palio Weekend em 11º, 12º e 13º. A GM tem 4, em ótimas posições - Corsa em 2º, Celta em 4º, Astra em 8º e Meriva em 16º. Os carros da VW são bons, mas custam mais do que entregam. Venda-se o Gol entre R$ 15 mil e R$ 25 mil, o Polo entre R$ 25 mil e R$ 32 mil, o Golf a partir daí - e teremos a montadora alemã de volta à liderança. Agora, com Gol City a R$ 18.963 (Palio Fire a R$ 17.197, e também está muito caro) e Golf 1.6 a R$ 37.480 (Astra 2.0 a R$ 33.303, Focus 1.8 16v a R$ 35.100 - todos dados da mesma 4R de abril) não há liderança que resista, consumidor que se atraia. Até o marketing da VW, na minha opinião de longe o melhor das montadoras instaladas no país, está desesperado. Faltam argumentos, e eles sabem disso.
Palio 1.8
Completando o comentário do Rafael sobre o Palio, justiça seja feita; também custa muito caro. R$ 29.160 por um carro sem ar-condicionado. Com ar, o preço beira os R$ 32 mil do Polo, que o tem de série, e aí não há Palio que agüente, embora o Polo ainda esteja caro. O carrinho é bom e parece um pequeno esportivo, dotado de um torque cavalar. Mas não por esse preço. Se o objetivo da Fiat for justamente abandonar sua política de preços agressiva e perder a liderança, está no caminho certo.
"(...) Mas afinal de contas, se carros são feitos basicamente dos mesmos materiais, por que um Volkswagen é assim mais confiável do que os outros? Simples. Nossos carros são mais bem-feitos. As peças se encaixam melhor. As soldas são mais precisas. O acabamento é mais bem cuidado."
Além do "mais bem cuidado", assassinato ao bom português, existem dezenas de inverdades na frase acima. De onde eu tirei isso? Propaganda da contra-capa da edição deste mês (abril/2003) da revista QUATRO RODAS. Desespero na sua forma mais simples e absoluta. Alô, Volkswagen? Seus carros NÃO são têm peças que se encaixam melhor! pegue um Palio e um Gol, rode 20 mil km e você vai ouvir os mesmos barulhos. Só que o dono do Gol pagou 3 mil reais a mais em um carro equivalente justamente para não ouvir isso. Está na mesma 4R de abril, na seção dos testes de longa duração: "Aos 16500 km, 1000 depois da primeira revisão de garantia, captamos alguns ruídos suspeitos e um tanto irritantes." E é o Polo, um carro conehcido pelo bom acabamento. A resposta está na crueza dos números. Citando a mesma 4R de abril, dentre os 20 carros mais vendidos de janeiro e fevereiro de 2003, a VW tem 5 modelos. O líder, Gol, e os três últimos, Golf, Saveiro e Santana, na ordem. Em sétimo está o Polo. Para comparar, a Fiat tem os mesmos 5 veículos, em posições melhores - Palio em 3º, Uno em 5º, Siena, Strada e Palio Weekend em 11º, 12º e 13º. A GM tem 4, em ótimas posições - Corsa em 2º, Celta em 4º, Astra em 8º e Meriva em 16º. Os carros da VW são bons, mas custam mais do que entregam. Venda-se o Gol entre R$ 15 mil e R$ 25 mil, o Polo entre R$ 25 mil e R$ 32 mil, o Golf a partir daí - e teremos a montadora alemã de volta à liderança. Agora, com Gol City a R$ 18.963 (Palio Fire a R$ 17.197, e também está muito caro) e Golf 1.6 a R$ 37.480 (Astra 2.0 a R$ 33.303, Focus 1.8 16v a R$ 35.100 - todos dados da mesma 4R de abril) não há liderança que resista, consumidor que se atraia. Até o marketing da VW, na minha opinião de longe o melhor das montadoras instaladas no país, está desesperado. Faltam argumentos, e eles sabem disso.
Palio 1.8
Completando o comentário do Rafael sobre o Palio, justiça seja feita; também custa muito caro. R$ 29.160 por um carro sem ar-condicionado. Com ar, o preço beira os R$ 32 mil do Polo, que o tem de série, e aí não há Palio que agüente, embora o Polo ainda esteja caro. O carrinho é bom e parece um pequeno esportivo, dotado de um torque cavalar. Mas não por esse preço. Se o objetivo da Fiat for justamente abandonar sua política de preços agressiva e perder a liderança, está no caminho certo.
Comentários