Vectra Expression

Seu Antônio tá feliz. A GM atendeu os pedidos dos taxistas de todo o Brasil e lançou o Vectra Expression (a meio caminho entre um Vectra Comfort e um Pug 206 Expression). É basicamente o modelo Elegance sem o ar digital, maçanetas internas cromadas, volante forrado em couro e rodas de liga-leve. O preço, embora interessante (R$ 55 mil), é pouco se comparado aos preços do Elegance (R$ 58 mil nos anúncios da GM, sendo possíveis mais descontos ainda nas concessionárias).

De um lado, um tiro na mosca. Nenhum sedã nesta faixa de preço tem o espaço interno, o tamanho e o status do Vectra. O Focus, embora um excelente produto com a melhor suspensão da produção nacional, perde nestes quesitos – e, além disso, não caiu no gosto, ao contrário do Vectra. O Bora é menor e menos potente. O 307 sedan, é apenas ligeiramente menor no comprimento total (embora perca mais no entre-eixos), mas vem com motor 1.6 e um desenho...

Por si só, o Vectra Expression é um produto interessante e agressivamente precificado, pra ficar no corporativês. Onde o tiro parece justamente sair pela culatra é em relação às versões superiores.

Evidentemente, o Elegance subirá de preço – o próprio anúncio oficial fala em R$ 62 mil. Ora, pelo MESMO carro vendido até ontem por R$ 4 mil a menos? É bom a GM aqui equipar o Elegance básico com alguns diferenciais (ABS e Computador de Bordo seriam os meus escolhidos), para que a diferença não seja justificada apenas pelo lucro.

O problema em relação ao Elite (e os Elegance também, além do preço) é a popularização. O Vectra Expression vem sob medida pra frotistas e táxis, o que, quer queira quer não, populariza o carro e diminui fortemente o seu status, que é o grande argumento de propaganda do Vectra. Aí o proprietário de um Elite é obrigado a conviver com Vectras muito parecidos com o seu externamente (ou iguais, é fácil trocar as rodas e os frisos), custando 40% menos.

Talvez o brasileiro (mesmo nesta faixa de compra) não se incomode, mas eu vejo como uma tremenda falta de respeito. A Toyota segue com os preços do Corolla nos mesmos patamares e compensa com promoções inteligentes, que não desmerecem os donos prévios – Corolla S, TV de Plasma da compra de um carro. É difícil dizer se isto é possível pelas boas vendas do carro ou se as boas vendas é que permitem isto, mas é fato que o Vectra não vende mal (apesar dos seus defeitos) e seus donos merecem mais consideração da GM. Especialmente quem recusa um Civic EXS ou um Fusion para ficar com um Vectra Elite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3