Sedã Médio


Aqui o bicho tá pegando. Várias novidades e concorrentes bons. Infelizmente, os 30 cm de diferença no comprimento entre Jetta e Fusion colocam este último na categoria dos sedas grandes. E é possível que uma boa parte do sucesso do Fusion sobre o Jetta (no dia em que eu vi o único Jetta rodando até hoje, vi três Fusion) seja justamente o porte e tamanho, posto que o Jetta é mais bem acabado e tem desempenho superior. Por sua vez, o porte faz com que o Fusion seja notado nas ruas (mérito aqui também para o design), enquanto o Jetta, sério, parecia um carro comum, ainda mais nas ruas nobres, acostumadas ao novo Passat.

Bom, Fusion excluído, ficam três concorrentes sérios: Mégane, Civic e Jetta. Com 80 mil no bolso, vou de Jetta (ou de Fusion). Com 70 ou 60 mil, aí a coisa muda. O Civic tem duas grandes desvantagens: o porta-malas ridículo e o hype, o sucesso. Parece que você comprou o Civic porque é moda, e não porque é um bom carro. Outras desvantagens, menores, são o desempenho (achei super lerdo, mas até agora estou falando sozinho) e o desenho – meu Deus, que frente horrorosa. Mas design é gosto.

O Mégane é muito melhor no total – porta-malas decente, design lindo. Defeitos, o câmbio curto (mesmo o automático e o manual de 6 marchas), o acabamento pobre e, perto do Civic, a falta de criatividade.

Se eu fosse comprar um dos dois carros, ficaria numa dúvida cruel. Sim, o Civic é mais carro, mas aquele desenho é realmente de doer. Fora que é contra meus princípios pagar ágio no carro e também é contra meus princípios esperar seis meses pelo carro. Hoje em dia, eu ficaria com o Mégane, mas se a Honda resolvesse esses problemas de distribuição, eu provavelmente engoliria aquela frente horrível e ficaria com o Civic. Aquele painel azul, em dois andares, é incrível – e ainda vem aí a versão com o painel vermelho, Si, 200 cv...

Comparar Civic com Jetta é complicado pois, para mim, o Jetta vence a versão de topo do Civic, que é, todavia, a menos interessante de todas. Civic para mim seria o manual, com aquele câmbio maravilhoso. Pra desempatar, vamos lembrar que a VW não trará a próxima geração do Golf e vai preferir atualizar o atual, ao passo que a Honda consegue trazer a nova versão do seu sedã. Ponto para a japonesa, Civic leva o comparativo. De preferência um Si manual – com teto solar, viu Honda?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3