Também, com aquele interior de plástico...
É, a Volks vai mal das pernas. Está pagando um preço, em parte, de algo que não tem culpa: o fato de ter um produto que vendeu muito nos anos 60 e 70, época na qual aumentar a produção tinha ligação direta com fábricas maiores e mais pessoas. Paga o preço de ter criado a indústria automobilística do ABC, e com isso ter de lidar com um dos sindicatos mais atuantes do país (já falei dessa crise aqui antes).
Um dos sindicalistas disse, de maneira muito interessante, que a culpada é a própria Volks. “Há anos eles não vendem um produto decente. Se fossem líderes em vendas, não precisariam das demissões”. De fato, fosse o EcoSport um Volkswagen, poderíamos estar falando em outros termos. Há anos que a VW não apresenta um carro digno de nota. Os bons vêm da Alemanha; os desenvolvidos aqui deixam muito a desejar e podemos creditar boa parte de suas vendas a uma fidelidade irracional de uma boa parcela de compradores.
Erros mercadológicos à parte, me parece óbvio que é chegada a hora de uma reestruturação. Dezenas de empresas mundo afora já fizeram isso. A IBM cortou mais de 40% de sua força de trabalho no início dos anos 90. A própria Nissan sofreu para brilhar hoje. Se esse é o caso de quebrar os ovos para fazer a omelete, como acredito ser, então que tomem a atitude necessária, mesmo que isso signifique o fechamento da fábrica Anchieta. E vale aqui ressaltar que o BNDES se deu conta e cortou o empréstimo. Reestruturação antes, crescimento depois.
É claro que o sindicato vai reclamar. Aqueles trabalhadores são o cerne do sindicato, são sua garantia de existência. A empresa está tomando esta atitude para voltar a crescer e, num futuro bem pouco distante, recontratá-los. É um pensamento muito pequeno defender cada um dos funcionários e deixá-los definhar junto a uma empresa moribunda, ao invés de manter a maioria com empregos saudáveis e recolocar a companhia no crescimento. Ou vai virar uma nova Varig?
Mas que eles precisam de produtos melhores, ah precisam mesmo...
Um dos sindicalistas disse, de maneira muito interessante, que a culpada é a própria Volks. “Há anos eles não vendem um produto decente. Se fossem líderes em vendas, não precisariam das demissões”. De fato, fosse o EcoSport um Volkswagen, poderíamos estar falando em outros termos. Há anos que a VW não apresenta um carro digno de nota. Os bons vêm da Alemanha; os desenvolvidos aqui deixam muito a desejar e podemos creditar boa parte de suas vendas a uma fidelidade irracional de uma boa parcela de compradores.
Erros mercadológicos à parte, me parece óbvio que é chegada a hora de uma reestruturação. Dezenas de empresas mundo afora já fizeram isso. A IBM cortou mais de 40% de sua força de trabalho no início dos anos 90. A própria Nissan sofreu para brilhar hoje. Se esse é o caso de quebrar os ovos para fazer a omelete, como acredito ser, então que tomem a atitude necessária, mesmo que isso signifique o fechamento da fábrica Anchieta. E vale aqui ressaltar que o BNDES se deu conta e cortou o empréstimo. Reestruturação antes, crescimento depois.
É claro que o sindicato vai reclamar. Aqueles trabalhadores são o cerne do sindicato, são sua garantia de existência. A empresa está tomando esta atitude para voltar a crescer e, num futuro bem pouco distante, recontratá-los. É um pensamento muito pequeno defender cada um dos funcionários e deixá-los definhar junto a uma empresa moribunda, ao invés de manter a maioria com empregos saudáveis e recolocar a companhia no crescimento. Ou vai virar uma nova Varig?
Mas que eles precisam de produtos melhores, ah precisam mesmo...
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