O que é bom, vende
Entre os dez primeiros no ranking de vendas de maio, o carro da Honda surpreende mais uma vez e sobe para o sétimo lugar no ranking de vendas da primeira quinzena útil de junho. Foram 2.056 unidades vendidas do Civic novo no período.
Nessa categoria de sedãs médios, o Vectra continua perdendo terreno. O carro da Chevrolet não consegue manter o bom desempenho da época do lançamento, quando foi o líder do segmento e agora segue atrás também do Corolla que está na 12a. posição do ranking com 1.383 unidades vendidas. O Vectra vendeu 1.017 e está em 17o.
No topo do ranking, poucas novidades. O Gol segue firme na liderança com o Palio em segundo e Celta em terceiro. O Mille ocupa a quarta colocação e o Corsa sedã está em quinto e o Fox em sexto.
Outro modelo que vem tendo ótimo desempenho é o C3 da Citroën. Na prévia do mês, o modelo vendeu 1.020 unidades e está em 16o. no ranking.
Entre os carros novos do mercado, o Fusion é o grande destaque. O carro da Ford somou 546 unidades na primeira quinzena ficando a frente do Polo seda, do Astra sedã, Focus sedã e Mégane. Por outro lado o SpaceFox vem decepcionando. Com 609 unidades vendidas o modelo não confirma as previsões da Volks e está vendendo menos que a Parati.
Outro carro que se destaca é o Idea que pela primeira vez ultrapassa o Fit.
A parte em itálico retirei da coluna de Joel Leite, colunista de mercado do site WebMotors. Basicamente demonstra o que tenho dito aqui nos últimos meses.
Vectra é fogo de palha. Teve o boom do lançamento e foi morto, cruelmente assassinado pelo Civic. Já é possível encontrar Elitões a 74 mil reais (eram dez mil a mais no lançamento, lembram?) e o Elegance básico a 58 mil. Com essa canibalização de preços, não vejo espaço para o lançamento do Comfort (calotas, retrovisores pretos e... ar digital?), sem prejudicar seriamente o Astra. Vectra é carro de prestígio, não pode incorrer na mesma tática de feirão de um Celta ou Classic.
O sucesso do Fusion vem apenas corroborar o que o Civic deixou claro. Manutenção barata? Motor Flexpower? A categoria precisa mesmo é de espaço, conforto e modernidade. Um carro coerente com os automóveis mundiais do seu segmento.
(Aliás, é engraçado notar alguns padrões de quem compra neste segmento. Carro Flex? “Não, obrigado, prefiro o cheiro da gasolina.” O Corolla está defasado? “Tudo bem. Já tive um, gostei e quero outro”. Cada um é cada um...)
O C3 tem se beneficiado de uma política de preços agressiva da Citroën, aliado às qualidades intrínsecas do carrinho, mais uma boa estratégia de produto – as duas motorizações são flex, o carro recebe investimentos e tem novas versões sendo lançadas. A Idea ainda tem aura de novidade, e conta com argumentos muito bons: amplo espaço, motores flex e a 1.4 atua numa faixa de preço muito interessante. O Fit tem padecido de só ter propulsores a gasolina e estar numa faixa de preço bastante elevada, embora o carro seja muito bom.
Por último, SpaceFox. Que vergonha, dona Volkswagen. Parece que ainda acredita na mística que até uma pedra com o emblema VW vai vender horrores. Ou isso é simplesmente reflexo dos altos custos da planta de São Bernardo. O importante é que, com preços para lá de 45 mil, sobra pouco para o carro ser interessante. Bonito? Talvez. Útil? Talvez. Bom de dirigir é, se for parecido com o Fox. Agora, com aquele interior medonho, não tem como ir muito longe. Nesta faixa é possível comprar Astra, Meriva, Fit, Idea, Stilo, Focus e até Polo Sedan, se é pra ficar com um carro muito melhor da mesma marca.
Nessa categoria de sedãs médios, o Vectra continua perdendo terreno. O carro da Chevrolet não consegue manter o bom desempenho da época do lançamento, quando foi o líder do segmento e agora segue atrás também do Corolla que está na 12a. posição do ranking com 1.383 unidades vendidas. O Vectra vendeu 1.017 e está em 17o.
No topo do ranking, poucas novidades. O Gol segue firme na liderança com o Palio em segundo e Celta em terceiro. O Mille ocupa a quarta colocação e o Corsa sedã está em quinto e o Fox em sexto.
Outro modelo que vem tendo ótimo desempenho é o C3 da Citroën. Na prévia do mês, o modelo vendeu 1.020 unidades e está em 16o. no ranking.
Entre os carros novos do mercado, o Fusion é o grande destaque. O carro da Ford somou 546 unidades na primeira quinzena ficando a frente do Polo seda, do Astra sedã, Focus sedã e Mégane. Por outro lado o SpaceFox vem decepcionando. Com 609 unidades vendidas o modelo não confirma as previsões da Volks e está vendendo menos que a Parati.
Outro carro que se destaca é o Idea que pela primeira vez ultrapassa o Fit.
A parte em itálico retirei da coluna de Joel Leite, colunista de mercado do site WebMotors. Basicamente demonstra o que tenho dito aqui nos últimos meses.
Vectra é fogo de palha. Teve o boom do lançamento e foi morto, cruelmente assassinado pelo Civic. Já é possível encontrar Elitões a 74 mil reais (eram dez mil a mais no lançamento, lembram?) e o Elegance básico a 58 mil. Com essa canibalização de preços, não vejo espaço para o lançamento do Comfort (calotas, retrovisores pretos e... ar digital?), sem prejudicar seriamente o Astra. Vectra é carro de prestígio, não pode incorrer na mesma tática de feirão de um Celta ou Classic.
O sucesso do Fusion vem apenas corroborar o que o Civic deixou claro. Manutenção barata? Motor Flexpower? A categoria precisa mesmo é de espaço, conforto e modernidade. Um carro coerente com os automóveis mundiais do seu segmento.
(Aliás, é engraçado notar alguns padrões de quem compra neste segmento. Carro Flex? “Não, obrigado, prefiro o cheiro da gasolina.” O Corolla está defasado? “Tudo bem. Já tive um, gostei e quero outro”. Cada um é cada um...)
O C3 tem se beneficiado de uma política de preços agressiva da Citroën, aliado às qualidades intrínsecas do carrinho, mais uma boa estratégia de produto – as duas motorizações são flex, o carro recebe investimentos e tem novas versões sendo lançadas. A Idea ainda tem aura de novidade, e conta com argumentos muito bons: amplo espaço, motores flex e a 1.4 atua numa faixa de preço muito interessante. O Fit tem padecido de só ter propulsores a gasolina e estar numa faixa de preço bastante elevada, embora o carro seja muito bom.
Por último, SpaceFox. Que vergonha, dona Volkswagen. Parece que ainda acredita na mística que até uma pedra com o emblema VW vai vender horrores. Ou isso é simplesmente reflexo dos altos custos da planta de São Bernardo. O importante é que, com preços para lá de 45 mil, sobra pouco para o carro ser interessante. Bonito? Talvez. Útil? Talvez. Bom de dirigir é, se for parecido com o Fox. Agora, com aquele interior medonho, não tem como ir muito longe. Nesta faixa é possível comprar Astra, Meriva, Fit, Idea, Stilo, Focus e até Polo Sedan, se é pra ficar com um carro muito melhor da mesma marca.
Comentários