Generalização
A Ferrai F40 é um dos melhores exemplos de carros cuja função no mundo é uma só (no caso, correr). O Jeep Willys é outro – transpor lamaçais. Tirando aspectos subjetivos, como “provocar inveja no vizinho”, muito mais ligados ao design, já houve um tipo de carro para cada necessidade. Hoje a moda é o multi-uso. Minivans são boas para levar família e bagagem. Mas hoje em dia procuram mostrar um comportamento e agilidade de um hatchback. Peruas vêm equipadas com motores grandes e suspensões duras. A busca pelo “all-around car” segue sem fim.
Muitos dos resultados, no entanto, ficam aquém do esperado. Não têm a capacidade off-road de um puro jipe e nem o conforto de um automóvel. Cada consumidor tem seu nível de exigência para cada situação – tanto é que nunca se falou tanto na expressão “pai de família que viaja para o sítio” para vender os SUVs 4x2.
Venho notado essa tendência também nas publicações especializadas em automóveis – que me levaram a escrever isso aqui. A Quatro Rodas, pioneira, abandonou a técnica e precisão que marcavam suas edições até o início dos anos 90 para entrar numa fase de “avaliações sem nota” (que o leitor punha pesos nos carros, absurdo) e popularização da linguagem. Resultado: leitores com um conhecimento um pouco maior do que o básico sobre automóveis se sentem desamparados. Hoje faz isso também com os carros tuning, tentando entrar na onda mas sem o conhecimento de causa das revistas especializadas. O número de leitores pode estar crescendo, mas é consenso entre os “entendedores” que a revista perdeu muito do seu prestígio.
O BCWS, que eu tanto elogiei aqui, também segue pelo mesmo caminho. Hoje vê-se reportagens sobre off-road, antigos, clássicos, mil colunas e matérias de lançamentos. E as avaliações implacáveis, onde estão? Eu comecei a visitar o BCWS pela precisão e quantidade de comentários técnicos sobre os carros. Não sei se há uma dificuldade em conseguir os veículos para avaliação, mas a verdade é que a tal “generização” não está fazendo bem. “Genérico” é coisa de remédio mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3