Dê valor ao seu dinheiro

Dois carros apareceram hoje custando 100 mil reais.

Um é um projeto novo, lançado mundialmente no Brasil, de uma marca premium, equipado com um motor igualmente novo e que acaba de ser convertido para flex. Tem 165 cv, suspensão independente do tipo McPherson nas quatro rodas, design atraente, enfim.

O outro é vendido há seis anos no Brasil, sofreu um ligeiro facelift há dois, vem de marca generalista, a origem é um projeto de baixo custo, tem o mesmo motor com 143 cv desde o lançamento, suspensão traseira por eixo de torção e nenhum equipamento digno de nota.

O que faz a Renault achar que o Fluence, cuja única atração era o custo-benefício, pode custar 100 mil reais? O Lancer não custa isso, bem o C4 Lounge, nem o Jetta 1.4, até o multimilionário carro dos xeiques árabes Civic Geração 10 tem versões a menos de 100 mil.

Aí a Jeep lança um modelo novo, bacanudo, bonito, razoavelmenbte equipado (sim existem deslizes na lista de equipamentos, especialmente cobrar à parte os airbags), com motor novo, suspensão moderna, pelo mesmo preço.

Salvo engano os impostos incidentes sobre ambos são os mesmos, então você pode fazer a conta da margem de lucro de cada um.

A Renault claramente quer que o Fluence se dane, se vender dois por mês pra Localiza recompor a frota está ótimo. Negócio ali é vender Sandero e Duster.

A Jeep quer abocanhar um mercado do qual ainda não participa e veio para arregaçar distorções como HR-V EXL e ix35 com preços acima de seis dígitos.


Não que seja barato, longe disso, mas num mercado de absurdos como Fluence a 100 mil reais, é de se admirar os culhões da Jeep com esse lançamento. E vamos além: se curtiu e planeja comprar, faça logo. Jeep a esse preço está como os Golfs alemães a R$ 75 mil no lançamento: em breve a Jeep vai descobrir que pode cobrar 130 mil reais no carro e aí quem não comprou não compra mais.

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