Quanto vale um Golf?

(foto: belo clique do WM1)

Pelo facebook, a Quatro Rodas acaba de dar visibilidade a mais um estudo mostrando a maluquice financeira que se tornou ter um carro no Brasil.

A revista inglesa Auto Express avaliou o custo de compra, manutenção e seguro de um Golf 1.4 TSI em diversos países do mundo. Nós compilamos os dados na tabela abaixo, convertidos de libra para real pelo câmbio de hoje, 4,36 reais por uma libra:

Preço de Compra
Custo da gasolina por litro
Seguro
Total
PIB
Austrália
64471,32
3,10
2943
76267,74
150114,8
Japão
86297,48
4,32
915,6
99557,98
123095,88
Emirados Árabes
72249,56
1,44
1796,32
78160,85
231437,52
África do Sul
71900,76
3,10
1146,68
81900,86
43429,96
Brasil
97406,76
3,88
4050,44
112555,14
50654,48
Venezuela
76195,36
2,01
854,56
82785,94
47571,96
EUA
66581,56
1,44
3030,2
73726,73
184279,76
Rússia
64279,48
1,92
218
69984,10
80642,56
Alemanha
77006,32
4,75
5218,92
95817,10
155900,52
Reino Unido
82840
4,75
3117,4
99549,26
136297,96

Na coluna “preço de compra”, está o valor pedido por um Golf 1.4 TSI nos países. A pesquisa não informa em que configuração e opcionais (no Brasil é a Highline), mas devem ser equivalentes ou não haveria base de comparação.

A coluna custo da gasolina por litro é bastante óbvia.

A coluna seguro é o custo de manter o carro segurado um ano. A revista chama a atenção que o seguro não é obrigatório em muitos países (inclusive Brasil). Note como aqui também somos assaltados, pagando o segundo maior valor de seguro atrás somente da Alemanha.

O total considera a soma dos valores de seguro e compra, e considera a compra de 55 litros de combustível (um tanque) a cada semana, perfazendo 52 semanas no ano.

A coluna PIB considera os valores indicados pela Auto Express. O objetivo da revista aqui foi relativizar os preços com relação ao poder de compra em cada país. Países com PIBs mais altos têm teoricamente salários mais altos e portanto cidadãos com poder aquisitivo mais alto. Está longe de ser uma métrica perfeita; existem avaliações de paridade de poder de compra (PPP) mais realistas, porém para efeito do estudoi mantivemos a ionformação do PIB mesmo.

Aqui fizemos uma análise exclusiva do M4R. Pegamos o PIB e dividimos por 12, supondo que esse seria o salário mensal médio do cidadão. Para o Brasil, deu um salário de R$ 4.221, que é vastamente superior à média do País (que é de R$ 1.800 mais ou menos). Mesmo se dividíssemos por 13, considerando o décimo terceiro, ainda é uma conta generosa, com valor de R$ 3.896. Dividimos por 12 para equivaler com outros países e porque no final a conta dá no mesmo.

Pegamos esse suposto salário mensal (PIB/12) e dividimos pelo valor do custo total para saber quantos meses um “típico trabalhador” precisaria pagar para comprar um Golf, fazer seu seguro e abastecê-lo por um ano. O resultado é estarrecedor.

Tempo em meses
Austrália
6,1
Japão
9,7
Emirados Árabes
4,1
África do Sul
22,6
Brasil
26,7
Venezuela
20,9
EUA
4,8
Rússia
10,4
Alemanha
7,4
Reino Unido
8,8

O brasileiro levaria mais de 26 meses para fazer essa aquisição. Mais de dois anos. Um americano leva CINCO meses. Australiano, seis. Alemão, sete. Inglês, nove. Japonês, 10. Até na África do Sul e na Venezuela a situação é melhor.

Vale o parênteses que, na Venezuela, PIB não quer dizer muita coisa. É um valor altíssimo devido ao petróleo, e muito mal distribuído.

Note como “nosso” Golf é caríssimo. Países com cargas pesadas de impostos como Japão e Reino Unido oferecem o Golf a preços inferiores. Nos países com o menor preço de compra (EUA, Rússia e Austrália) o valor chega a ser 30% inferior.
Somos alvos de uma combinação predatória de impostos elevados, infraestrutura deficiente e margens de lucro extorsivas.

Nota: A Auto Express fez um trabalho bacana de levantamento de valores, mas se atrapalha na hora de compará-los. A Quatro Rodas também ficou perdida nos valores. Nota-se a precarização das redações com gente cada vez menos preparada, e se aparecem números então, já se perdem logo de cara. Nosso levantamento está longe de ser perfeito, mas já passa uma ideia muito mais próxima da comparação que se quer fazer.

Comentários

Wagner Almeida disse…
Ou seja, temos o pior carro mais caro do mundo... #somostodosotários...

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3