Quanto vale um Golf?
(foto: belo clique do WM1)
Pelo facebook, a Quatro Rodas acaba
de dar visibilidade a mais um estudo mostrando a maluquice financeira que se
tornou ter um carro no Brasil.
A revista inglesa Auto
Express avaliou o custo de compra, manutenção e seguro de um Golf 1.4 TSI
em diversos países do mundo. Nós compilamos os dados na tabela abaixo, convertidos
de libra para real pelo câmbio de hoje, 4,36 reais por uma libra:
Preço de Compra
|
Custo da gasolina por litro
|
Seguro
|
Total
|
PIB
|
|
Austrália
|
64471,32
|
3,10
|
2943
|
76267,74
|
150114,8
|
Japão
|
86297,48
|
4,32
|
915,6
|
99557,98
|
123095,88
|
Emirados Árabes
|
72249,56
|
1,44
|
1796,32
|
78160,85
|
231437,52
|
África do Sul
|
71900,76
|
3,10
|
1146,68
|
81900,86
|
43429,96
|
Brasil
|
97406,76
|
3,88
|
4050,44
|
112555,14
|
50654,48
|
Venezuela
|
76195,36
|
2,01
|
854,56
|
82785,94
|
47571,96
|
EUA
|
66581,56
|
1,44
|
3030,2
|
73726,73
|
184279,76
|
Rússia
|
64279,48
|
1,92
|
218
|
69984,10
|
80642,56
|
Alemanha
|
77006,32
|
4,75
|
5218,92
|
95817,10
|
155900,52
|
Reino Unido
|
82840
|
4,75
|
3117,4
|
99549,26
|
136297,96
|
Na coluna “preço de compra”, está o
valor pedido por um Golf 1.4 TSI nos países. A pesquisa não informa em que configuração
e opcionais (no Brasil é a Highline), mas devem ser equivalentes ou não haveria
base de comparação.
A coluna custo da gasolina por litro é
bastante óbvia.
A coluna seguro é o custo de manter o
carro segurado um ano. A revista chama a atenção que o seguro não é obrigatório
em muitos países (inclusive Brasil). Note como aqui também somos assaltados, pagando
o segundo maior valor de seguro atrás somente da Alemanha.
O total considera a soma dos valores
de seguro e compra, e considera a compra de 55 litros de combustível (um
tanque) a cada semana, perfazendo 52 semanas no ano.
A coluna PIB considera os valores
indicados pela Auto Express. O objetivo da revista aqui foi relativizar os
preços com relação ao poder de compra em cada país. Países com PIBs mais altos
têm teoricamente salários mais altos e portanto cidadãos com poder aquisitivo
mais alto. Está longe de ser uma métrica perfeita; existem avaliações de
paridade de poder de compra (PPP) mais realistas, porém para efeito do estudoi
mantivemos a ionformação do PIB mesmo.
Aqui fizemos uma análise exclusiva do
M4R. Pegamos o PIB e dividimos por 12, supondo que esse seria o salário mensal
médio do cidadão. Para o Brasil, deu um salário de R$ 4.221, que é vastamente
superior à média do País (que é de R$ 1.800 mais ou menos). Mesmo se
dividíssemos por 13, considerando o décimo terceiro, ainda é uma conta
generosa, com valor de R$ 3.896. Dividimos por 12 para equivaler com outros
países e porque no final a conta dá no mesmo.
Pegamos esse suposto salário mensal
(PIB/12) e dividimos pelo valor do custo total para saber quantos meses um “típico
trabalhador” precisaria pagar para comprar um Golf, fazer seu seguro e
abastecê-lo por um ano. O resultado é estarrecedor.
Tempo em meses
|
|
Austrália
|
6,1
|
Japão
|
9,7
|
Emirados Árabes
|
4,1
|
África do Sul
|
22,6
|
Brasil
|
26,7
|
Venezuela
|
20,9
|
EUA
|
4,8
|
Rússia
|
10,4
|
Alemanha
|
7,4
|
Reino Unido
|
8,8
|
O brasileiro levaria mais de 26 meses
para fazer essa aquisição. Mais de dois anos. Um americano leva CINCO meses.
Australiano, seis. Alemão, sete. Inglês, nove. Japonês, 10. Até na África do
Sul e na Venezuela a situação é melhor.
Vale o parênteses que, na Venezuela,
PIB não quer dizer muita coisa. É um valor altíssimo devido ao petróleo, e
muito mal distribuído.
Note como “nosso” Golf é caríssimo.
Países com cargas pesadas de impostos como Japão e Reino Unido oferecem o Golf
a preços inferiores. Nos países com o menor preço de compra (EUA, Rússia e
Austrália) o valor chega a ser 30% inferior.
Somos alvos de uma combinação predatória
de impostos elevados, infraestrutura deficiente e margens de lucro extorsivas.
Nota: A Auto Express fez um trabalho
bacana de levantamento de valores, mas se atrapalha na hora de compará-los. A
Quatro Rodas também ficou perdida nos valores. Nota-se a precarização das
redações com gente cada vez menos preparada, e se aparecem números então, já se
perdem logo de cara. Nosso levantamento está longe de ser perfeito, mas já
passa uma ideia muito mais próxima da comparação que se quer fazer.
Comentários