A liderança da Fiat

Mais um ano e a Fiat segue como a montadora que mais vendeu carros no Brasil em 2011. Aparentemente lá se vão 10 anos assim. E é difícil entender como isso acontece quando:

- O Gol é melhor que o Palio (pelo menos o Palio antigo; ainda não dirigimos o novo)
- O Gol é melhor que o Uno
- O Fiesta é melhor que o Siena
- A Saveiro é melhor que a Strada
- O Focus é melhor que o Bravo
- Andar a pé sobre brasas incandescentes é melhor do que o Linea

O que faltou? A Palio Weekend ainda é competitiva, graças à incompetência da concorrência; o mesmo para o Doblò. O Punto é genuinamente um bom produto. E o Mille é o carro mais barato do Brasil, o que tem seus méritos.

Isso é suficiente para uma marca se manter no topo?

Comentários

André disse…
Dub, acredito que seja suficiente sim. Entendo que a liderança da Fiat venha justamente das vendas corporativas e eles ganhem nesse mercado. Bom, só acredito mesmo, pois, de fato, não faz sentido... O que soa mais errado é Fiat vs VW, inclusive no campo corporativo. Talvez a VW tenha perdido em função do seguro mais elevado (antigamente, pelo menos, hoje, não sei).
Bom, a das brasas foi a melhor :-) Abraço!
Wagner disse…
Sei lá... não vejo a vw tão superior assim não. Primeiro, eu prefiro o bravo ao golf. Depois, eu prefiro o punto ao polo e ao fox. O gol no contexto geral pode ser melhor que o palio, mas nos aspectos que eu aprecio para meu uso no dia a dia, eu prefiro o palio (o carro é no geral mais macio e usa materiais de melhor qualidade no acabamento interior). O voyage está um pouco mais moderno que o siena, mas isso é só até estreiar a nova geração do siena e até porque esse voyage novo não é lá grandes coisas, como o Dub mesmo avaliou aqui no m4r. Então é isso, globalmente falando a vw é muito maior que a fiat, mas no Brasil a vw não leva o nosso mercado a sério então na minha opinião se torna inferior.
Diogo disse…
Concordo com o Wagner. A VW não nos leva a sério, só isso justifica, por exemplo, lançarem o novo Santana 2.0 com 126 cv. Falei Santana? Ops, quis dizer Jetta...

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3