VW tomando jeito?
Em algum momento, algum chefão da Volkswagen na Alemanha deve ter definido que “os VW brasileiros são nossos carros também, levam nossa marca, e não podem ser essa porcaria que a gente vende”.
Hoje eles comercializam o novo Gol, que é o melhor compacto do mercado, o Polo que segue um compacto premium competitivo, ainda mais com a opção de câmbio automatizado e teto solar, e o recém-reestilizado Fox. E faz tempo que eu não via uma mudança tão boa num carro.
Melhorou o visual externo, que era meio sem sal. A cabine, então, deu um salto quântico de qualidade e chega a fazer frente ao habitáculo do Polo, referência em acabamento. Há plástico suave, há bastante tecido nas portas, a ergonomia foi melhorada. O segundo pior ponto do carro – a suspensão excessivamente dura – não foi alterado. Ainda assim, é uma bela evolução.
Claro que a linha não é perfeita. Há o caro Golf, com preços que não se justificam de jeito nenhum. O Bora, antiquado, ao menos tem um preço razoavelmente competitivo (120 cv, tiptronic de 6 marchas, duplo airbag, ABS), R$ 58 mil. E há o Jetta, que na verdade deveria concorrer com Civic e Corolla. E o Gol G4, que é melhor ignorar.
Ainda assim, a linha começa a apresentar uma coerência e um nível de atualização e refinamento só visto antes na Ford, entre as montadoras que oferecem uma gama razoavelmente completa de produtos. A Fiat também segue este caminho com a renovação do Palio e do Mille – a torcida é grande para que sejam bons projetos. A GM...
O grande pecado da VW, hoje, é preço. Nem todos os carros da montadora justificam os R$ 2-5 mil reais que eles custam a mais que a concorrência. Muitas vezes essa diferença não é importante, ou pode ser negociada na concessionária. O ideal seria que ela não existisse.
Hoje eles comercializam o novo Gol, que é o melhor compacto do mercado, o Polo que segue um compacto premium competitivo, ainda mais com a opção de câmbio automatizado e teto solar, e o recém-reestilizado Fox. E faz tempo que eu não via uma mudança tão boa num carro.
Melhorou o visual externo, que era meio sem sal. A cabine, então, deu um salto quântico de qualidade e chega a fazer frente ao habitáculo do Polo, referência em acabamento. Há plástico suave, há bastante tecido nas portas, a ergonomia foi melhorada. O segundo pior ponto do carro – a suspensão excessivamente dura – não foi alterado. Ainda assim, é uma bela evolução.
Claro que a linha não é perfeita. Há o caro Golf, com preços que não se justificam de jeito nenhum. O Bora, antiquado, ao menos tem um preço razoavelmente competitivo (120 cv, tiptronic de 6 marchas, duplo airbag, ABS), R$ 58 mil. E há o Jetta, que na verdade deveria concorrer com Civic e Corolla. E o Gol G4, que é melhor ignorar.
Ainda assim, a linha começa a apresentar uma coerência e um nível de atualização e refinamento só visto antes na Ford, entre as montadoras que oferecem uma gama razoavelmente completa de produtos. A Fiat também segue este caminho com a renovação do Palio e do Mille – a torcida é grande para que sejam bons projetos. A GM...
O grande pecado da VW, hoje, é preço. Nem todos os carros da montadora justificam os R$ 2-5 mil reais que eles custam a mais que a concorrência. Muitas vezes essa diferença não é importante, ou pode ser negociada na concessionária. O ideal seria que ela não existisse.
Comentários
Agora, em um site de referencia como o NA, um artigo desse não cai mto bem; não que seja mal escrito, longe de mim; mas a imparcialidade deve prevalecer, sob pena de calorosas e desnecessárias diiscussões, como acontecia antigamente naquele site e que agora, a liberdade de expressão não mais existe!
Uma pena... Espero que me entendam!
Pra desespero dele... Agile em 45 dias... Já vendeu quase 5 mil carros... Isso em tempos de gargalos na linha de produção. E.. O detalhe é que ele nem tem versão baratinha 1.0 como Sandero, Fox, Fiesta... Qdo ela vier...
E a Saveiro?
O q vc diz sobre os inúmeros problemas apresentados por Gol/Voyage e Fox ??? Coisa jamais vista, em território brasileiro...