VW tomando jeito?

Em algum momento, algum chefão da Volkswagen na Alemanha deve ter definido que “os VW brasileiros são nossos carros também, levam nossa marca, e não podem ser essa porcaria que a gente vende”.

Hoje eles comercializam o novo Gol, que é o melhor compacto do mercado, o Polo que segue um compacto premium competitivo, ainda mais com a opção de câmbio automatizado e teto solar, e o recém-reestilizado Fox. E faz tempo que eu não via uma mudança tão boa num carro.

Melhorou o visual externo, que era meio sem sal. A cabine, então, deu um salto quântico de qualidade e chega a fazer frente ao habitáculo do Polo, referência em acabamento. Há plástico suave, há bastante tecido nas portas, a ergonomia foi melhorada. O segundo pior ponto do carro – a suspensão excessivamente dura – não foi alterado. Ainda assim, é uma bela evolução.

Claro que a linha não é perfeita. Há o caro Golf, com preços que não se justificam de jeito nenhum. O Bora, antiquado, ao menos tem um preço razoavelmente competitivo (120 cv, tiptronic de 6 marchas, duplo airbag, ABS), R$ 58 mil. E há o Jetta, que na verdade deveria concorrer com Civic e Corolla. E o Gol G4, que é melhor ignorar.

Ainda assim, a linha começa a apresentar uma coerência e um nível de atualização e refinamento só visto antes na Ford, entre as montadoras que oferecem uma gama razoavelmente completa de produtos. A Fiat também segue este caminho com a renovação do Palio e do Mille – a torcida é grande para que sejam bons projetos. A GM...

O grande pecado da VW, hoje, é preço. Nem todos os carros da montadora justificam os R$ 2-5 mil reais que eles custam a mais que a concorrência. Muitas vezes essa diferença não é importante, ou pode ser negociada na concessionária. O ideal seria que ela não existisse.

Comentários

Jarraum disse…
olha q eu tinha um certo pavor dos carros da vwb, hoje em dia estou tendo q tirar o chapéu, o fox ficou mt bom, ainda mais com a quantidade de opconais disponíveis, teto solar e o cambio automatisado, comp, de bord, air bags, abs muitos mimos, o gol nem deeria mais se chamar gol, polo eu sempre gostei, o vwb mais decente, ficou ainda melhor, mas claro, como ninguém é perfeito, ainda se faz a mesma kombi dos anos 50, e como vc falou o gol antigo, além do golf a lá brasilie. Q continue melhorando sem se atropelar nos preços dos carros
Cefas Fernandes disse…
Bem sempre ficava desapontado com a vw pelo jeito q ela tratou o gol. O gol G3 era muito bonito, ai eles destruiram tudo no G4... Mas mesmo o G3 ainda tinha moto longitudinal, um bloco ultrapassado, coisa do passado! Finalmente deram um banho no Gol, colocaram um motor transversal, e um motor bom! Estao tomando cuidado com o Polo. E o Fox ficou lindo! Por dentro e por fora! Sera que se a volks colocasse o motor 2.0 turbo no Jetta brasileiro, iria ficar um pouco mais em conta? visto a diferenca na aliquota de imposto? O problema talvez seria se o custo desse motor for muito mais alto! Mas visto q esta sendo produzido em grande escala pela VW/Audi talvez faca sentido. Eu jah andei em um Jetta 2.0 Turbo... aviaoo!!
Antônio Silva disse…
Hoje em dia a Volks não faz juz ao seu nome, já que para o ''povo'' é que não são os seus caríssimos carros.
Carlos disse…
Nada contra um texto desse em um blog, em que cada um pode escrever o que bem entender, desabafar, etc., enfim, sua opinião!
Agora, em um site de referencia como o NA, um artigo desse não cai mto bem; não que seja mal escrito, longe de mim; mas a imparcialidade deve prevalecer, sob pena de calorosas e desnecessárias diiscussões, como acontecia antigamente naquele site e que agora, a liberdade de expressão não mais existe!
Uma pena... Espero que me entendam!
Anônimo disse…
Gol... Melhor do mercado ? Essa é boa !!! Ele tá precisando dar uma volta em Fiesta ou Sandero ! Não acredito que esse rapaz ainda fica com essa de parciabilidade pra cima da VW... E anti-GM...

Pra desespero dele... Agile em 45 dias... Já vendeu quase 5 mil carros... Isso em tempos de gargalos na linha de produção. E.. O detalhe é que ele nem tem versão baratinha 1.0 como Sandero, Fox, Fiesta... Qdo ela vier...

E a Saveiro?
Anônimo disse…
VW tomando jeito?

O q vc diz sobre os inúmeros problemas apresentados por Gol/Voyage e Fox ??? Coisa jamais vista, em território brasileiro...

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3