Sigma
Aparentemente nas próximas semanas a Ford mostrará à imprensa as especificações do Sigma, o novo motor 1.6 que equipará o Focus - Fiesta e Ka seguem com o Rocam.
Tudo ainda é especulativo. Mas há uma corrente forte defendendo números impressionantes para a unidade: 1.6 16v, todo de alumínio, pesando menos de 100 kg e com 145 cv de potência e mais de 19 m.kgf de torque. UAU. O motor 1.6 mais potente do mercado hoje é o da Kia, com 126 cv e bons re4cursos modernos. Mesmo entre as unidades 2.0, poucas chegam a esse patamar; superá-lo, só mesmo o 2.0 16v da PSA.
Eu acho tudo muito exagerado. Na Europa, onde a manutenção do carro é realmente levada a sério, o Sigma gravita na faixa de 120-130 cv. Será que no Brasil, com uma população que acha que "óleo é tudo igual" e costuma se esquecer de fazer a manutenção periódica, teríamos espaço para um motor 1.6 com este rendimento? A lembrança dos excelentes motores da linha Marea, e sua inadequação ao mercado, ainda é bem recente.
Sinceramente, não consigo achar razoáveis estes números. Em primeiro lugar, o Duratec 2.0 é um bom motor, que rende esta potência e torque e ainda precisa passar pela conversão flex. Não faz sentido ter um 1.6 e um 2.0 com a mesma potência na linha. Se o 2.0 também subir de potência e ultrapassar os 160 cv, a Ford precisará trocar a caixa automática do Focus, que já opera no limite de rendimento. Isso significaria termos um Focus 2.0 com mais de 160 cv e uma caixa automática de 6 marchas como a que a Ford usa na Europa. Num país dominado por Agile, Vectra, Golf 2.0? Acho difícil.
Existe ainda a questão mercadológica. O sujeito compra um Focus 1.6 e vai feliz pra casa. O vizinho, dono de um Vectra Expression, puxa assunto:
- Bonito seu carro novo. Quannto você pagou?
- 65 mil reais.
- Que motor tem?
- 1.6, mas...
- NOSSA! 1.6 só? Meu Vectra é DOIS PONTO ZERO e custou dez mil a menos! A GM é mesmo imbatível.
Vai explicar pro cara que um Focus sem motor é infinitamente melhor que um Vectra. Esquece, sem chance. O consumidor não vai aceitar isso.
Então o cenário que vejo como mais provável é um belíssimo motor Sigma sim, mas na faixa dos 125 cv, como na Europa, e flexível em combustível. Em breve, o Duratec 2.0 também flex, com a potência ao redor dos 145 cv atuais, para não haver troca do câmbio. Não é o melhor cenário do mundo, mas é uma evolução. Não se pode dizer isso do 2.0 da GM, da VW e do 1.9 da Fiat, que já nasceu velho.
Tudo ainda é especulativo. Mas há uma corrente forte defendendo números impressionantes para a unidade: 1.6 16v, todo de alumínio, pesando menos de 100 kg e com 145 cv de potência e mais de 19 m.kgf de torque. UAU. O motor 1.6 mais potente do mercado hoje é o da Kia, com 126 cv e bons re4cursos modernos. Mesmo entre as unidades 2.0, poucas chegam a esse patamar; superá-lo, só mesmo o 2.0 16v da PSA.
Eu acho tudo muito exagerado. Na Europa, onde a manutenção do carro é realmente levada a sério, o Sigma gravita na faixa de 120-130 cv. Será que no Brasil, com uma população que acha que "óleo é tudo igual" e costuma se esquecer de fazer a manutenção periódica, teríamos espaço para um motor 1.6 com este rendimento? A lembrança dos excelentes motores da linha Marea, e sua inadequação ao mercado, ainda é bem recente.
Sinceramente, não consigo achar razoáveis estes números. Em primeiro lugar, o Duratec 2.0 é um bom motor, que rende esta potência e torque e ainda precisa passar pela conversão flex. Não faz sentido ter um 1.6 e um 2.0 com a mesma potência na linha. Se o 2.0 também subir de potência e ultrapassar os 160 cv, a Ford precisará trocar a caixa automática do Focus, que já opera no limite de rendimento. Isso significaria termos um Focus 2.0 com mais de 160 cv e uma caixa automática de 6 marchas como a que a Ford usa na Europa. Num país dominado por Agile, Vectra, Golf 2.0? Acho difícil.
Existe ainda a questão mercadológica. O sujeito compra um Focus 1.6 e vai feliz pra casa. O vizinho, dono de um Vectra Expression, puxa assunto:
- Bonito seu carro novo. Quannto você pagou?
- 65 mil reais.
- Que motor tem?
- 1.6, mas...
- NOSSA! 1.6 só? Meu Vectra é DOIS PONTO ZERO e custou dez mil a menos! A GM é mesmo imbatível.
Vai explicar pro cara que um Focus sem motor é infinitamente melhor que um Vectra. Esquece, sem chance. O consumidor não vai aceitar isso.
Então o cenário que vejo como mais provável é um belíssimo motor Sigma sim, mas na faixa dos 125 cv, como na Europa, e flexível em combustível. Em breve, o Duratec 2.0 também flex, com a potência ao redor dos 145 cv atuais, para não haver troca do câmbio. Não é o melhor cenário do mundo, mas é uma evolução. Não se pode dizer isso do 2.0 da GM, da VW e do 1.9 da Fiat, que já nasceu velho.
Comentários
Se a Ford conseguir extrair 145cv do 1.6 sigma, muito provavelmente com um turbo (tipico downsizing - esse motor aspirado dificilmente teria 19kgf.m de torque) e uns 115cv aspirado, poderia tirar o 2.0 de linha (inclusive no Eco) e compatibilizar a linha toda com a mesma família de motores, o que faria sentido financeiramente.
Mas sinceramente concordo com o Dub que muito provavelmente esse motor venha com no máximo 120cv (a exemplo do FIT 1.5 que nos EUA e Japão tem 120cv e aqui ficou com 115cv flex.) e ainda sim acho que é complicado, pois aproximará bastante o 1.6 do 2.0 (em numeros).
A Ford precisava se esforçar um pouco mais com o Focus. O carro é fantástico mas peca por decisões cretinas da empresa.
abs
Isso só faria sentido, se o Duratec saísse de linha. O que eu acho que seria ousado demais, pelo motivo que você apontou.
Rola boatos também do Gol GTi com o 1.4 TSI que equipa o golf 6. Altamente improvável...
Como criticar as montadoras?
A catastrofe para a Ford... E o Focus... É o custo de manutenção... E procede muito mais do que vcs imaginam!
Quem não se preocupa com isso... Vai com Honda ou Toyota...