Nomes aos bois
O i30 chegou pondo banca de hatch médio com conteúdo de carro de luxo a preço de banana. Agora, com o lançamento já feito, nota-se claramente que as coisas não eram bem assim. O i30 de 58 mil, o mais barato, não é significativamente superior à concorrência em termos de equipamentos: dois air bags, ar manual, etc. Já o i30 realmente completo, com preço acima de R$ 70 mil, já começa a entrar na seara de gente muito grande, como Civic EXS, Corolla SE-G e principalmente Jetta, vendido pela VW agora a R$ 78 mil. E o Jetta põe o i30 no porta-luvas.
Além disso, um ponto a ser levantado é a absolutra mentira que a CAOA conta nas propagandas da Hyundai sobre o i30 completo ter oito airbags. Ele tem, na verdade, os frontais (dois), os laterais (mais dois) e os de cortina (mais dois), e que portanto somam seis, e não oito. Se a tentativa frustrada foi dar maior peso às bolsas cortina, que protegem pessoas nos bancos dianteiros e traseiro, deveria ter sido dado menos peso aos airbags frontais e laterais que, afinal, protegem só duas pessoas. Pelo menos a imprensa especializada não caiu nessa e vem citando o i30 com seis airbags.
E, para completar, li outro dia na revista Motor Show que a tão propalada garantia de cinco anos dos Hyundai é, na verdade, total apenas no primeiro ano. Os outros quatro cobrem apenas motor e câmbio. Bem, a VW dá essa garantia de três anos pra toda a linha, menos Kombi, considerando que apenas o primeiro é de garantia total. Ainda preciso averiguar essa informação, mas se for verdade será um tremendo abalo na estratégia Hyundai de divulgação e atração de clientes.
Comentários
Em tempo, Santa Fe por 94 mil tá uma boa pedida, mesmo sendo 08/09 ;)
Abraços
Na boa, por 90 e tantos mil suados reais, fico com um Ford Fusion. Ok, pra "economizar", um VW Jetta. Tô fora desses carros coreanos. Pra mim, é mais do bom e velho xing ling.