Coisa de gente louca
Da série "propagandas que gostaríamos de ver por aí:"
O que é pior que uma ideia ruim? Uma ideia ruim repetida muitas vezes!
Nova linha Fiat com câmbio Dualogic; agora disponível para Palio ELX, Siena HLX , Palio Weekend Adventure Locker e Idea Adventure Locker (é isso mesmo, carros fora-de-estrada com câmbio automatizado).
Todos eles movidos com aquele primor de tecnologia que é o motor GM 1.8.
Afe. E ainda dão emprego pra um cara desses.
Comentários
Proposta: gostaria que vc nos brindasse com uma aula sobre câmbios automáticos e automatizados. Como aquela de alguns bons posts atrás sobre AC digital. Que tal?
Algumas perguntas:
- Qual a diferença entre o automático e o automatizado?
- Por que os automatizados hoje existentes no BR dão os famosos "trancos"?
- Li em outro blog que o no Polo I-Motion fará uso de uma caixa automatizada. Falaram lá que essa caixa é produzida pela Magneti Marelli, ou seja, os VWmaníacos vão ficar doidinhos em saber que a VW tá usando câmbio da Fiat. Procede?
- Li também que o "dualogic" da Magneti usa um atuador eletro-hidráulico. Ainda assim, por que tantos trancos?
Bom, muitas perguntas... Fica a sugestão de uma aula sua sobre câmbios, em algum momento de relax...
Forte abraço!
Também gostaria da aula!
Infelizmente ainda não pude testar algum carro com esse recurso, então pdoe soar bem na teoria e ser ruim na prática...
Umas pessoas falaram que é questão de você aprender a usar, tirar um pouco o pé quando o câmbio mudar a marcha, etc etc. Na minha opinião, o carro não pode dar solavancos fortes e ponto final. Tem que ser confortável, suave.
Aguardemos pra ver o que a VW vai trazer...
Acho que o mais importante desse lançamento da Fiat não é a o quão perfeito é o funcionamento do câmbio.
Concordo plenamente que o dualogic da Fiat precisa de uma evolução (se bem que no Linea ele é bem mais suave que no Stilo), mas o ponto principal dessa nova opção é oferecer uma veículo mais barato, com um câmbio que não precisa de embreagem.
Antes do Palio Dualogic (R$ 38mil), o carro mais barato automático vendido era o Kia Picanto (R$ 42mil) e acima dele os 207/C3 (Na casa dos R$46 mil ou mais).
Eu entendo que a Fiat, com esse novo opcional, irá absorver uma faixa interessante de consumidores que querem uma "mordomia" e não podem pagar mais do que R$ 40mil em um carro.
E por experiência própria, o jeito de guiar interfere muito no funcionamento do Dualogic.
Realmente se, na hora da troca de marcha, se aliviar um pouco o acelerador - vamos lembrar que o carro é manual, apenas com acionamento da embreagem automático - ele fica bem mais suave. Não será nunca um primor de suavidade (como o câmbio Tip de 6 marchas da VW), mas é uma opção interessante com menor custo.
Acredito até que poderia casar com os motores 1.4 em linha (Fiat, GM, VW - se algum dia esse motor sair da Kombi - ).
É uma pena só que as montadoras não evoluiram no uso do CVT e que a Honda abandonou esse tipo de câmbio, que é muito funcional para motores pequenos.
Um Abraço!!
Quantas Pajeros, Hilux, Sorentos, da vida saem com cambio automátco? e são carro bem mais fora de estrada do que o adventures da vida.
Se é automatizado, não vejo problema algu, já que em 99% da vida o carro só vai andar e asfalto mesmo.
Também sou muito mais fã dos automáticos convencionais, mas é uma boa opção para quem quer esquecer o terceiro pedal.
Além do preço.
A GM tinha o Chevette auto, Corsa GL Sedan 1.6, tentou e não encplacou, de repente a FIAT se dê melhor.
O que eu acho mais ignorante na Ford é vender o Fiesta MAXX (nosso sedan), na Argentina e no México com cambio automático e pros indios aqui nem como opcional. Vai entender.