Começo esse texto com a pergunta que termina um post sobre este Focus no Argentina Auto Blog: Como alguns carros ruins vendem tanto, e outros ótimos, tão pouco? O Focus no Brasil sempre ocupou a rabeira da tabela de vendas. Melhor suspensão da categoria; melhor motor da categoria; melhor dirigibilidade da categoria; acabamento top, assim como a oferta de equipamentos. E, mesmo assim, o cidadão prefere Astra, Golf 4,5, Stilo, essas carroças. Podemos culpar vários fatores alheios ao carro. A Ford é o maior deles. Vendedores despreparados, que não conhecem o carro, política de vendas frouxa e pouco agressiva, foco em outros produtos do portfólio (Eco, Eco, Eco), pós-vendas ridículo, nenhuma preocupação com os propretários. Some-se a isso o fato de a Ford estar num patamar abaixo de vendas em relação a GM, VW e Fiat, o que já leva naturalmente menos gente para as revendas, e aumenta o grau de desconfiança nos produtos, o que se reflete no baixo valor de revenda. Tem também a estupidez do ...
Comentários
E por falar em Parati...
Eu fico impressionado com a força que o nome VW tem, nem importa se o carro é bom ou bonito, só o nome basta. Veja o caso do novo Voyage / Gol Sedan, já papou o Fiat Siena em vendas. Ele poderia até ser uma porcaria (não que seja), mas isso não mudaria esse cenário. Tá na hora do consumidor deixar de lado os mitos e se basear em fatos...
Abraço e continue postando!
Vi seu comentário sobre as tags, vou providenciar assim que possível. Também acho que fazem falta.
Acho que no caso do Voyage / Siena quem tem vacilado é a Fiat, que mantém inalterado um projeto de 1996 com um entreeixos muito pequeno para um sedã. Mas você tem razão, muita gente compra carros, especialmente VW e GM, só por conta da marca. E tem umas belas porcarias por aí.
Abs!