GM tomando jeito e outros tópicos

Pintou no BlogAuto que a GM vai trocar os 2.0 flexpower em uso hoje por um motor retrabalhado, com o mesmo bloco do 2.0 atual mas mudanças sérias em cabeçote, válvulas e admissão para extrair até 150 cv da unidade.

A notícia causou alvoroço entre os chevroletistas, que evidentemente esqueceram do Duratec Ford, vendido há quatro anos com 147 cv só na gasolina. Então o que a GM fará não é nada do outro mundo.

Isto posto, finalmente a GM vai tirar esses dinossauros de linha. Devem ter percebido pela melhora nas vendas da linha Corsa com a introdução do 1.4 como um motor novo pode revitalizar vendas. É bem provável que Astra, Zafira e Vectra ganhem um fôlego extra com esses motores novos. Não que passem a ser bons carros, mas pelo menos terão o argumento da potência – embora um Vectra com 150 cv seja apenas 10 cv mais potente que um Civic.

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C3 mudou. Puxa, nem reparei.

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Gol vendeu 30 mil unidades em julho. Realmente impressionante. Certeza que uma boa parte das pessoas foi às concessionárias ver o novo Gol, comparou o ágio com os descontos oferecidos no G4, e levou o antigo. Mas não deixa de ser significativo - o Gol vende mais que a Ford.

Fiat tomou na cabeça. Agora vamos ver esse projeto novo do Palio sair rapidinho, o que é bom pra todo mundo. Enquanto isso, nada mal um descontão nos Palios atuais.

Mas abusou mandar 4 remodelações na plataforma de 1996, né dona Fiat? Não basta oferecer um carro igual ao Gol, é preciso oferecer um carro consistentemente melhor que o Gol.

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A Fiat aumentou o tanque do Punto para 60 litros no ano/modelo 2009. Em que pese a fama de beberrão tanto do motor 1.4 (especificamente no caso do Punto, por ser pesado e requerer maior esforço do motor para o mesmo desempenho) como do 1.8, termos 60 litros de capacidade no tanque, especialmente num compacto, é algo extremamente bem-vindo. O uso de álcool nesses carros com tanque tamanho dedal (Corsa com 42 litros, Polo, Fox, Ka e Fiesta com 45) limita realmente a autonomia, tanto na cidade quanto na estrada.

Comentários

Anônimo disse…
Apenas um comentário...você comentou sobre o motor da Ford (Duratec 2.0) estar no mercado e ninguém dar valor, ante a notícia do novo motor da GM, mas tem de lembrar que o Ford tem 147cv com 16 válvuas.
Se a Gm realmente lançar um motor 2.0 8V com 150cv será muito bom, devido ao torque em baixa (o Atual 2.0 flex já tem quase 21kgf.m de torque)que deve ser bem alto.
Vamos esperar...realmente pode ser uma sobrevida para a linha medíocre da Gm.
Dubstyle disse…
Não necessariamente o motor 8v é melhor em baixa. Se a GM usar a mesma receita do Econoflex e do VHC, com potência máxima a 6 mil rpm, o torque nem será tudo isso. E independente de ser 8 ou 16v...
Anônimo disse…
Lembrando que o VHC e o Econflex tem baixa cilindrada....
Acho que se esse motor realmente existir - o que eu acho dificil - pode ser uma boa...
A própria GM já tem um motor bom, só que mal aplicado....o 2.4 16v do vectra gera 150cv e 21kgf.m de torque. NA Blazer, o 2.4 8V gera 147cv e o mesmo torque, só que o torque aparecendo a 2600 rpm e não a 4000 como no Vectra...
Coloca esse 2.4 8v no Astra...pelo menos em linha reta ia ficar interessamte...
mattbiondi disse…
Eu tive um Corsa 1.4 Econoflex. E o que eu posso dizer é que ele tem as mesmas vantagens do POWERTECH/FLEXPOWER. Ele gasta mais do que deve, é gostoso de dirigir em alguns regimes, mas se tem a sensação de se dirigir um carro velho. Não é à toa que troquei por um DURATEC. Então, acho que teremos um motor velho remapeado, com a compressão aumentada e ligeiramente mais econômico, o que não é grande coisa.
Dubstyle disse…
Os boatos estão levando para esse resultado mesmo. O mesmo Flexpower trabalhado no cabeçote e na taxa para render exatos 137 cv no álcool.
Não seria necessariamente um motor ruim, mas do jeito que é a GM será mais gastão ainda.

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