Comparativo Gol x Polo

Dossiê novo Gol parte 3 (final): Novo Gol x Polo

Neste dossiê, o novo Gol parece o Mike Tyson no começo de carreira: nem tomava conhecimento dos adversários. Então, já que ele derrotou o peso-mosca Gol G4 e o peso-leve Fox, será que ele tem brios de encarar o peso-pesado Polo?

Estilo

O Polo foi um dos raros casos em que o modelo reestilizado ficou melhor que o original. Perdeu a cara de assustado e ficou agressivo até. A solução de unir as grades aimca e abaixo do pára-choque no mesmo desenho, que tanto sucesso ainda faz nos Audi, teve vida breve na VW. O Polo atual aproveitou-se muito bem dessa seara. No final, o Gol não transmite maior sensação de modernidade, enquanto o Polo é mais bem resolvido. Gol apanhou.

Imagem

O Polo é versátil. É jovem, mas não faz feio para compradores mais maduros, em especial o sedã. É igualmente masculino e feminino. Méritos de um design bem-resolvido.

Acabamento

O Gol é propositalmente inferior ao Polo aqui. Não que isso seja muito fácil; embora tido como referência na categoria, o acabamento do Polo tem diversos vacilos, em especial os bancos de tecido áspero e os plásticos duros da parte superior do painel. No geral, a distância entre Gol e Polo é menor que a entre Polo e Golf – mas aí também pudera; o Golf é referência até hoje em acabamento.

No entanto, distância menor não significa que eles estejam parelhos. Enquanto as maçanetas do Gol são pintadas de prata, as do Polo são cromadas. A parte central do painel do Polo é em plástico acetinado, agradável ao toque, e no Gol não. As luzes do painel do Polo também são melhores. O Polo é bem mais agradável no geral, e não apenas nos detalhes.

Posição de dirigir

O novo Gol tem os pedais deslocados para a direita, algo comum ao Fox e que não acontece no carro inaugural da plataforma PQ-24, o Polo. Este é melhor também na alavanca de câmbio, mais curta e de melhor pegada. Os volantes se equivalem.

É importante lembrar que regulagem de altura e profundidade do volante é opcional nos dois carros. Entendo no Gol, medíocre no Polo.

Instrumentos – Painéis muito parecidos. O do Polo é mais refinado, com o friso cromado que circunda velocímetro e conta-giros. Os números também são ligeiramente mais organizados no Polo.

Portanto, em painéis simples, vantagem para o Polo – evidentemente estou ignorando aqui o Gol sem conta-giros. Todavia, nos carros equipados com computador de bordo, ou I-System, o do Gol dá um banho com sua iluminação em branco e novos grafismos. Ponto para o Gol.

Itens de conveniência – Ambos são pelados de série. O Polo vem com ar-condicionado e direção hidráulica, mas é ridículo a Volks cobrar mais de 3 mil reais pelo kit com vidros e travas elétricas. O Gol é pior ainda, pois vem com tudo opcional. A vantagem do Polo aqui é não desandar muito de preço; um bem equipado sai por 46-7 mil, ainda razoavelmente coerente (abaixo do Punto HLX, por exemplo). Já um Gol completo fica super caro e passa a competir ou com carros de motorizações mais fortes, como os 1.4, ou com carros mesmo de segmentos superiores.

Além disso, o Polo cativa pelos detalhes que fazem com que ele pertença a um segmento superior. A própria Volks que se encarregou de diferenciar ambos, ao deixar o Polo com maçanetas internas cromadas, sensor de estacionamento e retrovisor direito que abaixa ao engatar a ré de série.

Espaço interno – É igual nos dois: mesmo entreeixos e mesmos bancos. Passageiros atrás vão apertados.

Porta-malas – O Gol leva, com uma vantagem consistente. O Polo, no entanto, tem um acesso mais fácil dada a tampa mais larga, embora isso não conteste a vantagem do Gol em tamanho. Evidentemente aqui o Polo sedan está fora da briga.

Motor – Aqui também não há o que dizer, é igual em ambos.

Desempenho – O Polo é mais pesado, o que o prejudica. Muito? Não. Mas na frieza dos números, dá Gol.

Câmbio – Também é igual em ambos. O do Polo parece melhor por conta da manopla mais adequada, mas engates, maciez, precisão e até relações são iguais em ambos.

Freios – Ambos usam o mesmo sistema com discos na frente e tambor atrás. Como o novo Gol não padece do mal binário como o G4, aqui ambos estão empatados. Um senão que vale para ambos é o pedal de freio muito elevado em relação ao acelerador.

Suspensão – No Gol, a mudança da parte dianteira pela da nova plataforma PQ25, e a manutenção do sistema traseiro da geração 4, não disseram a que vieram. O novo Gol se comporta melhor que G4 e Fox, carros que não são bons de suspensão, mas não tem o acerto do Polo, que concilia melhor conforto e estabilidade. Mas o fato é que ambos poderiam ser mais macios.

Estabilidade – Ambos são muito estáveis e apresentam um body roll mínimo. Se equipados com pneus de mesma largura têm um comportaamento muito similar.

Segurança passiva – ABS e air bags são opcionais tanto no novo Gol quanto no Polo. A situação é mais grave neste último pois, além de ser mais caro, na Europa ele possui a opção de air bags laterais, que o nacional nunca teve.

Custo-benefício – O problema do Gol nesta faixa de preço é custar 42 mil reais e continuar sendo um Gol. Já o Polo oferece mais por um preço pouco maior, além de ter bem mais status. Portanto, não dê ouvidos àquela revista ridícula que disse que o Gol valia mais a pena que o Polo. Como mesmo a Car and Driver mostrou, o novo Gol ficou bem melhor, mas quem manda mesmo ainda é o irmão mais velho.

Comentários

D-Fens disse…
Pessoal,
Ouvi boatos de que o Polo seria descontinuado na planta VW Anchieta para ser importado (Argentina talvez, tal como Spacefox). Isto procede ?
PS: Parabéns pelo blog, simplesmente fantástico, eu e meus amigos não perdemos um comentário sequer.
Dubstyle disse…
Matt e Julio,

Obrigado pelas visitas e pela divulgação do blog :-D

Quanto à descontinuação, acho difícil. Primeiro que o ferramental investido na planta foi alto, pelo fato do Polo usar uma construção avançada com solda a laser. E a tendência é a de os próximos carros da VW também usarem essa tecnologia, então acho pouco provável. Fora que o Polo vende bem ainda. Essa configuração talvez mude em 2010, quando (e se) tivermos o Golf MkVI e o novo Polo por aqui.
Anônimo disse…
Já comentei e repito, a relação do diferencial do nv gol é mais longa, não é igual do fox e polo...

Fontes: autoesporte de junho comentou que é mais longo,...no site autoestrada tem a ficha completa do gol e tbém descreve 3,182:1....no Autoesporte, mas de agosto fizeram o comparativo do gol, polo e fox e diz que o diferencial do gol é mais longo... e por fim na Revista Car and Driver ano I, nº8 tbém compararam os 3 irmãos da VW....na ficha consta um diferencial mais longo no nv gol....3,182( nv gol) contra 4,188(fox e polo)

cl pr
Dubstyle disse…
Claudio,

Tem razão. Comprei a revista e lá diz isso mesmo. Também tenho a C/D com o comparativo, mas não vi ainda a ficha técnica. Mas me estranha muito esse valor de diferencial para o Gol, ele é muito mais longo.
Anônimo disse…
Acho que por ser carro de massa/popular quiseram deixá-lo mais economico, o Golf é mais curtinho...........se é que uma coisa tem relação com outra......

mas olhem esse link de notícias da VW que tem a ficha completa( com relaçoes de marcha e diferencial) de fox, polo 1.0 e 1.6 e Golf......muito bom.......

claudio pr
Anônimo disse…
oopsss o link é esse.....

http://www.vwbr.com.br/VWBrasil/Noticia/?id=503163

cl pr
Dubstyle disse…
Claudio,

Está no espaço do leitor da Car and Driver desse mês a explicação sobre a relação de marchas do novo Gol. Volkswagen, Autoesporte e a própria C/D erraram. Segue o texto publicado na edição 09 da revista:

"Os 3,182 referem-se à relação da marcha a ré do carro: a Volkswagen errou e nós embarcamos nessa. O número correto da relação do diferencial do Gol é 4,188:1, comum ao Fox e ao Polo."
Anônimo disse…
If you need a no checking account cash lender plus institution which means it very fast
and convenient for all. The habitat of the lemming is
fairly basic, living in the tree areas of northern canada it mainly lives in burrows built in snow which contains a sleeping area and separate bathroom.

Do you know there is one aid that is always available to help you
in your harsh times.

Also visit my web-site - Payday Loans Online (http://00l.com)

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3