Momento Renault

O que a Renault quer com o Mégane? Na época do lançamento, o carro fazia sentido – é melhor que Corolla e Vectra. Mas agora, com o Civic consolidado e o surpreendente Corolla ainda lutando bravamente, o que os franceses esperam do carro?

Nesse ponto, a Chevrolet foi mais dinâmica, e ampliou a gama do Vectra para inclui-lo a uma faixa inferior à dos primeiros Méganes e Civis: R$ 55 mil. Além disso, o Vectra tem diferenças conceituais significativas: tem mais torque, fama de manutenção barata, é maior em tamanho e conta com o apoio da Chevrolet, uma marca consolidada no segmento de sedãs grandes, e ainda capitaliza no nome Vectra, devido às qualidades de seu antecessor.

A Renault desperdiçou o nome que tinha conquistado em minivans ao deixar a Scénic absolutamente de fora da briga das minivans. Ao mesmo tempo, Clio e Mégane da geração anterior não foram suficientes para estabelecê-la no mercado – quem dirá os Renaults 19 e 21, lembram deles? E agora vêm, do nada, com planos ambiciosos para Mégane e Grand Tour. Como assim?

Vá lá, se os carros fossem de outro mundo, mas também não é o caso. O Civic é da Honda, o Sentra é da Nissan. E não é implicância não, eu gosto muito dois dois – acho a Grand Tour a perua brasileira mais bonita à venda hoje, e o Mégane também me agrada muito.

O que falta aos carros é aquele algo a mais para se diferenciarem da concorrência. O Civic tem o design e o interior, o Sentra tem também o desenho e o câmbio CVT, o Corolla tem a fama de inquebrável e o bom histórico contado pelos antigos donos (no que os dois japoneses anteriores também se beneficiam), o Vectra tem o tamanho e a rede Chevrolet... e o Mégane tem a beleza, ainda assim subjetiva.

A Renault deveria oferecer uma política de preços mais agressiva para este carro, ou então de opcionais. Do jeito que está, é como oferecer uma pizza de mussarela num rodízio... Tem gente que gosta, mas nunca será a estrela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire