Agora vai?

No domingo, dia 12, passei por uma equipe de filmagem que trabalhava na propaganda do novo Fiat Punto. O vídeo será ambientado no MESMO lugar que a campanha do Logan – a alça de acesso da Av. Roberto Marinho, antiga Espraiadas, em direção à Marginal Pinheiros, para os de São Paulo saberem. Isso que é criatividade.

Mas não quero falar de propaganda. Quero enxergar uma réstia de otimismo. C4 Pallas, e agora Fiat Punto. Ambos trazem o que há de mais atual na Europa – o Pallas é um show de tecnologia e desenho, com muito espaço interno e um preço inicial extremamente agressivo. A Citroën tem um público já razoável, conquistado pelas qualidades de uma série de excelentes automóveis: ZX, Xsara, Xantia, XM, e agora C3 e Picasso. O próprio C5 tem se destacado no diminuto segmento em que atua. O C4 Pallas certamente se beneficiará desta base e também do preço extremamente competitivo: entre-eixos de Vectra e Fusion por 65 mil, 15 mil mais barato que o último e com um pacote sensivelmente mais atraente e atual que o primeiro. Meus sinceros parabéns à Citroën por este voto de confiança no Brasil e por esta demonstração de respeito.

Outra que está de parabéns é a Fiat, muito antenada à necessidades do brasileiro. Ela traz da Europa o Grande Punto – aqui apenas Punto – para competir no segmento do Polo e do C3. Enganam-se os que colocam o veículo como competidor dos médios como Focus e Astra. O Punto é um pequeno, beneficiado por um bom entre-eixos. A briga ficará boa entre 38 – 43 mil, onde C3 1.4 e Polo brigarão com o novo Punto ELX 1.4. O VW tem a vantagem da recente remodelação e do motor 1.6, enquanto os concorrentes agregam tecnologia (o Punto em especial) e design. O Punto se mostra muito interessante também nas versões 1.8, superior em desempenho em relação aos médios de entrada e ainda mais recheado de equipamentos; de acordo com o site da Fiat, um interessantíssimo Punto 1.8 HLX com ar digital e teto solar sai por R$ 54 mil, equivalentes aos médios de entrada da concorrência.

Quem estraga o cenário é o Focus. Embora a Ford esteja reposicionando seu preço – o GL Flex, que saía por 42 mil, já é anunciado a quase 44 – ele segue competitivo entre carros bem menores. Pode não ser atual, tem menos opcionais e é mais difícil de revender, mas em compensação tem mais espaço interno, porta-malas, melhor acabamento e ainda por cima é uma delícia de dirigir.

Independente do espaço que o Punto ocupará, méritos à Fiat por ter trazido o carro praticamente igual ao vendido na Europa. Fosse a GM ou a VW, não duvido que teriam pego a plataforma da Palio Weekend – maior que a do Palio – e desenvolvido algum carro meia boca. Vectra GT, anyone?

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