Movimentos Ousados


"It's been really refreshing to have a vehicle like the Fusion in our showroom," said Rich Klaben, owner of Klaben Ford. "We've finally got a car that's selling because of the vehicle and not because of the price."

David Cole, chairman, Center for Automotive Research, feels there aren't too many poorly executed products these days -- it's image and preconceived ideas that make the difference. "Most of the products on the market fair about the same in terms of quality, but there's a perceptual lag between consumers and what they think of American vehicles," Cole said. "It's one of those situations where you have to earn your way back into perception, which simply takes time, along with successful products."

Putz, lá vem o chato com as citações de alguma revista gringa. Bom, é gringo sim, mas não é nenhuma revista – é o site da Ford americana.

A campanha que aqui conhecemos como “Viva o Novo”, lá se chama Bold Moves. A idéia é reinventar a Ford nos olhos do consumidor, com uma estratégia absolutamente inovadora em termos de marketing e relações públicas: falar a verdade. Daí uma série de vídeos, disponíveis no site, que discutem a difícil situação atual da companhia: no trimestre julho-agosto-setembro, a empresa perdeu 5,8 bilhões de dólares. A imensa maioria das companhias não ganha isso em um ano.

Neste cenário, Bold Moves fala sobre como uma gigante pode se reestruturar. Como pode voltar a ser lucrativa num mercado onde sua percepção é fraca e com uma concorrência extremamente forte. Embora agressiva, as mentes antigas de relações públicas ainda interferem em momentos da campanha, quando um internauta (odeio esse termo) perguntou qual o caminho que a Ford estava seguindo para ter motores pequenos tão eficientes quanto os japoneses, e a resposta, conforme mencionado depois nos comentários, foi “pure PR bullshit”, aquela lenga lenga de “nossa gama atual de motores atinge patamares de economia e potência” e blá blá blá.

Os visitantes do site são mais ou menos unânimes. “Eu gosto da Ford, sempre comprei Ford, compraria de novo, façam produtos bons!” Talvez o marketing tenha afetado demais a indústria automobilística americana. Uma pressão nonsense pelo corte de custos, pela divisão de plataformas, uma corrida frenética pelos SUVs, interrompida pela alta nos preços do petróleo. O Fusion já é um passo no sentido de melhores produtos, embora, como notado no site, ainda deixe a desejar em alguns quesitos, notadamente a economia da versão 4 cilindros (que obtém valores parecidos com as versões V6 de Camry e Accord) e a caixa de marchas sem opção pelas trocas manuais ou mesmo pela mudança para 4ª, 3ª e 2ª marchas. Se a busca é pelo produto, então que os caras “assim está bom”, “assim reduzimos os custos em 30%”, “os consumidores não precisam de nada mais avançado” sejam sumariamente demitidos e que fiquem as pessoas que realmente gostam do assunto.

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