A despedida do Schumacher?

Carsale – Pela primeira vez desde seu lançamento, há dez anos, o Fiat Palio liderou o ranking de vendas. O feito foi obtido em setembro, quando a montadora comercializou 14.635 unidades do modelo. A segunda posição ficou com o tradicional líder do ranking, o Volkswagen Gol, com 14.093 modelos vendidos. No acumulado do ano, todavia, o VW ainda é primeiro colocado: registrou emplacamentos de 134.384 unidades, ante 110.370 do Fiat.

É uma notinha de rodapé sem importância dentro do Carsale, mas mostra o que pode ser o começo de uma virada histórica. Recentemente, participei de uma discussão na linha de “qual o motivo de alguns carros venderem tanto e outros, tão pouco?” Numa ponta você tem o Focus, um dos melhores conjuntos do mercado, e na outra modelos que vendem muito mais do que efetivamente oferecem, como EcoSport, Fox, Celta, Idea e... Gol.

Como já disse aqui e aqui, o lançamento da família Gol, Parati e Saveiro G4 foi um tiro no pé. Se antes os carros tinham argumentos para contestar os rivais – notadamente desenho e acabamento – deixaram de ter. A Parati e a Saveio tomam surra há anos das rivais da Fiat, mas esta é a primeira vez que o Goleta deixa o primeiro posto. Difícil dizer se é só um soluço do mercado ou se é o consumidor brasileiro ganhando noção.

PS.: Calma aí que já vou falar do Prisma, o anti-Logan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3