Escapando


Já li uns quatro ou cinco textos sobre a nova 206 SW Escapade. E quase todos faziam questão de frisar, de forma até irritante: a pronúncia correta do nome é Escapade, em português/francês, e não Escapeide como seria em inglês. Que preocupação, né? Lembra-me quando a Fiat lançou o Dobló, ressaltando que o nome é Doblô, com “o” fechado.

E o Passat? É Pássat ou Passát? O Voyage era Vôyage ou Voyáge? Engraçado como nomes que remetem ao inglês não causam dúvidas: Blazer sempre foi Blêizer, e nunca Blázer. O Porsche 911 aqui é novecentos-e-onze, enquanto na Inglaterra e nos EUA é nine-eleven. E a Ferrari 430, é quatrocentos-e-trinta ou quatro-três-zero? Peugeot trezentos-e-sete ou três-zero-sete? Pior ainda é a Lamborghini Murciélago, absolutamente impronunciável pelos ingleses e americanos (fica Murcielahgo).

Para mim, a questão mais interessante nas nomenclaturas de automóveis é o gênero. A Zafira, a Picasso, a Meriva, a Scénic – minivans, portanto no feminino (a minivan). O Astra, o Golf, o Focus – hatches e sedãs, masculinos). A Strada, a Saveiro, a Montana e... A picape Corsa ou Corsa picape, nunca só Corsa. Afinal, Corsa sozinho é o hatch/sedã, portanto masculino. Já o Palio é o hatch, e a Palio é a weekend. Mesma coisa com o Marea.

O BCWS tentou uma padronização pelo masculino – o carro. Acho que não deu muito certo. O Blazer, o s10, o Brasília. Na Itália e nos EUA, carros são femininos. La macchina e, em inglês, segue o exemplo dos barcos e navios, que são referidos no feminino, embora lá não se use artigo diferenciador de gênero – só referências em terceira pessoa. “Have you seen my new car? She’s on the garage”, embora a regra peça para se usar o “It”, tão assexuado quanto um puritano.

Dois exemplos de dúvidas me vêm à cabeça. Porsche e Corvette. Para mim, ambos masculinos, mas confesso que não acho a Porsche e a Corvette tão estranhos. Engraçado pensar que os carros-símbolo de masculinidade são, sem dúvida, masculinos. Vai chamar de uma Mustang pra você ver...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gol G4 com interior de G3

Ford Focus Sedan 2.0 Ghia automático

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática