Perdem-se os dedos, fica a estupidez


Oito pessoas tiveram os dedos mutilados graças à solução encontrada pela VW para rebater o banco traseiro do Fox sem banco bipartido. Isso tem aparecido bastante na mídia, e talvez por isso a gravidade da situação possa ter passado despercebida. Vamos de novo?

OITO PESSOAS TIVERAM OS DEDOS MUTILADOS.

Segundo um depoimento dado à revista Época, um proprietário de Fox foi rebater o banco quando este caiu violentamente sobre seu dedo médio. A dor foi lancinante, e ao levantar o banco, (cuidado leitores de estômago mais fraco), viu um pedaço do seu dedo no porta-malas do veículo.

A desculpa oficial da Volkswagen do Brasil é que o procedimento de rebater o banco é totalmente seguro, desde que feito de acordo com as instruções do manual. Engraçado; cinqüenta anos de Brasil não ensinaram à VW que o consumidor brasileiro, por definição, não lê manuais. E vou além: o processo deveria ser intuitivo, fácil de fazer, e não com uma argola confusa que, ao ser puxada, decepa dedos.

Mas o que me impressiona não é o projeto mal-feito do banco, mas a absoluta falta de preparo da Volkswagen para lidar com a situação. Agora, ela oferece gratuitamente nas concessionárias um anel de borracha que resolve o problema, embora não admita que esse seja um defeito de fabricação. Dois pontos:

1. O problema pode ser resolvido com a adição de uma única peça, um anel de borracha ridículo. Onde estava o pessoal da qualidade e da usabilidade que não pensou nisso? O custo dessa peça vale mais do que o dano à imagem da Volkswagen?

2. Recall hoje é coisa rotineira, banal. Já existem até seções chamadas “recalls do mês” nas revistas especializadas. Qual o problema de convocar os donos de Fox? Às vezes vemos recalls de coisas ridículas, que nunca chegam a acontecer. Mas quando oito pessoas PERDEM OS DEDOS operando um sistema mal-feito, aí não é o caso de recall. Façam o favor, aí deixou de ser uma questão de conceito e passou a ser dxe bom-senso, de preocupação com os conumidores. Agir assim é típico da marca que mantém a Kombi em produção, sem nenhuma preocupação com a segurança de quem a dirige.

Mais do que o sistema porco, me impressiona a reação cínica e ridícula da Volkswagen, ignorando sem problemas os clientes que perderam um dedo operando um sistema mal projetado por ela mesma. Em época de sustentabilidade e preocupação com o planeta, essa é uma atitude de empresa mesquinha do século 19. Desculpem, mas não é porque somos brasileiros que merecemos tratamento de quinta categoria.

Comentários

Anônimo disse…
isso acontece porque nosso pais e uma república de bananas se acontece esse na europa a Volkswagen tava pagando caro por essa incompetência
Unknown disse…
A reação da VW é diretamente relacionada à tese de defesa, nas ações de responsabilidade civil que certamente serão ajuizadas contra ela.
Qual será o prejuízo da VW com essas ações? Pequeno, bem pequeno, se comparado aos danos que sua imagem sofreu com o episódio. Mas brasileiro tem memória curta, e a VW não está muito preocupada com um povo que se informa pouco, bem pouco...

Postagens mais visitadas deste blog

Gol G4 com interior de G3

Ford Focus Sedan 2.0 Ghia automático

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática