0% de entrada

Novo Vectra a R$ 49.990. E ainda por cima automático. Tem mutreta aí, e tem mesmo. A primeira é que é a versão Expression, por si só uma mutreta das boas: a 4R não consegue vender o Elegance dela, pelo qual pagou mais de 71 mil reais, pois o preço justo de tabela atingiria o patamar de um Expression zero. Aposto que os donos da versão Elegance estão muito felizes com isso.

Além disso, é uma versão com “táxi” all over it. É como comprar um Classic – se prepare para as pessoas fazerem sinal para você na rua.

Qualidades do carro à parte, a sacanagem da promoção está na forma de pagamento: totalmente financiado em 60 vezes, com juros de 1.8% ao mês. Uma concessionária GM colou o esquema de uma grande rede Ford, que dá 10% de desconto em toda a linha para as compras financiadas em prazos longos – menos para o Fusion, esse sim a 82 mil, sem chororô.

Financiar 100% de um carro é pedir pra comprar um pelo preço de três. Financiar uma parte é até justo, e tem sido responsável pelo boom do mercado interno. Mas tudo? É aí que as concessionárias e a montadora ganham. Eu já ouvi da boca de um vendedor que não era interessante para ele vender à vista – com financiamentos, o retorno dele é melhor.

Isso destrói a margem de negociação do consumidor. Antes, tinha-se a opção de juntar a grana toda, sentar na revenda e negociar loucamente, argumentando que ia pagar tudo de uma batelada só. Hoje, não: o vendedor quer mais é que você dê um real de entrada e parcele todo o resto, com as taxas de juros inflexíveis tabeladas pelos bancos das montadoras.

Um amigo que acaba de trocar o carro acredita piamente que os vendedores voltaram à fase de “o cliente que se foda”. Acho exagerado, mas no cenário de aquecimento do mercado interno, ele tem um pouco de razão. O vendedor se livra do comprador consciente, negociador, e se diverte com o próximo deslumbrado, que vai comprar um carro superior ao que o bolso dele permite através de um financiamento que vai atravessar duas copas do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gol G4 com interior de G3

Ford Focus Sedan 2.0 Ghia automático

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática