Golf x Focus - versão 2015
Em 2007 fizemos um comparativo
subjetivo entre Golf e Focus que foi um dos textos mais comentados do M4R.
Dadas as incontáveis brigas entre os fãs desses carros nos comentários das reportagens
na internet, viemos atualizar a discussão pois, tal como há oito anos, são
carros que conhecemos muito bem.
Modelos considerados:
- Ford Focus Hatch 2.0 Titanium Powershift
- Volkswagen Golf 1.4 TSI Elegance DSG
Design: gosto pessoal. Achamos os
dois muito bonitos e que essa discussão dos carros da VW serem muito parecidos
é balela. Ficou incomodado que confundiram teu Golf com um Gol? Compra um
Bentley, aí sim tem status de verdade. Procurar status nesses hatches é um
pouco demais.
Acabamento: o Golf dá de 140 a zero.
O porta-mapas das portas é revestido em veludo, coisa que o Audi A3 não tem. É
tudo bem montado, de bom gosto, com acionamento suave. A versão considerada tem
bancos com partes em Alcantara, que até pouco tempo atrás só se via em Ferraris.
O Focus é bem feito no painel emborrachado e no couro dos bancos e do volante,
mas os painéis de porta e a moldura cinza ao redor do ar-condicionado e do
console central estão mais para Ka do que Focus.
Posição de Dirigir: ligeira vantagem
para o Golf por um único motivo: o banco é melhor. O banco do Focus cansa após
longas viagens, o do Golf não. Ambos têm regulagens diversas como altura e
profundidade do volante, altura do banco, lombar, elétricas no banco do Focus e
manuais no Golf. A pega dos volantes e dos pedais é excelente em ambos.
Instrumentos: Focus é melhor. Pois a
combinação das telas coloridas de alta definição no painel e no cluster dá
show. A central com 8 polegadas é quase um tablet, o GPS fica show, tudo com
fácil visualização. A do cluster permite acompanhar as variáveis como consumo
instantâneo, média, distância percorrida e autonomia ao mesmo tempo, fantástico.
O painel do Golf é bom, e a leitura dos instrumentos analógicos é melhor, porém
ambas as telas não têm os mesmos recursos. Um senão vai para a tela do Golf que
tem o “modo de aproximação”. Quando você chega com a mão perto, aparecem
comandos que estavam escondidos. Maior bobagem, você tá lá olhando pra tela há
dez minutos pensando como passar para a música seguinte e aí quando aproxima a
mão aparece o comando? Não faz sentido.
Itens de conveniência: Focus é
melhor, por boa margem. Só o Focus tem assistente de estacionamento, assistente
de frenagem de emergência, faróis de xenônio, câmera de ré, ajuste elétrico do
banco do motorista, duas entradas USB e luzes diurnas em LED. O Golf tem teto
panorâmico (no M4R preferimos o tradicional do Focus). Isto posto, ambos são
bastante equipados.
Espaço interno: Dá Golf. Não que seja
referência em espaço, mas é impressionante o aperto do banco de trás do Focus.
Daquelas coisas que não dá pra entender como foram aprovadas na engenharia.
Porta-malas: mesma coisa.
Motor e desempenho: Golf, sem dúvida.
Nego pode falar o que quiser sobre números, 0 a 100 e o escambau, fato é que na
vida real o Golf anda muito mais pois tem potência útil, ou seja, torque em
baixa rotação. Qualquer redução de marcha já coloca o Golf na faixa de torque
máximo e aí vem aquela pancada bacana na nuca. Exigir potência no Focus exige
uma redução de às vezes duas marchas, portanto demorada, aí aquela esgoelada de
motor até 6 mil rpm. O Focus anda muito, e anda fácil, mas realmente comparar
aspirados com turbos hoje em dia fica complicado. E esqueça esses alegados 140
cv do Golf, na vida real tem muito mais.
Câmbio: Golf, de longe. Já falamos aqui.
Convivendo no dia-a-dia, o pior é a sensação que o Powershift é frágil e vai
quebrar a qualquer momento. O DSG não passa essa impressão.
Freios: Empate.
Suspensão: Focus, de longe. O Golf é
duro, um tanto desconfortável, “quica” no asfalto irregular. Típico VW. O Focus
continua sendo a referência, o primor na calibração de suspensão. É comum estar
numa estrada, curtindo o conforto, e aí ao entrar numa curva forte o motorista
tira o pé instintivamente pois acha que não vai fazer. Não precisa: o Focus muda
de comportamento e faz a curva como um esportivo.
Estabilidade: o motorista se caga
antes de qualquer um deles ameaçar escorregar.
Segurança passiva: ambos são bem
equipados e resolvidos.
Consumo: o Focus não é beberrão. Vida
real, conseguimos 15 km/l na estrada com gasolina, usando ar-condicionado e
andando acima de 110 km/h. Na cidade, com etanol, por volta de 7 km/l. E o Golf
é ainda mais econômico, conseguindo médias superiores a 9 km/l de gasolina na
cidade. A nosso ver, toda essa discussão de economia é furada, quer economizar
compra um Up turbo, tá pagando 100 mil no carro e vai discutir quilômetros por
litro?
Custo de manutenção: agora que a VW
tabelou as revisões a coisa melhorou bastante. Mas a vitória é do Focus,
simplesmente pela postura completamente sem sentido de revisões a cada seis
meses como impostas pela Volks. Já passou muito da hora de acbarem com isso.
Pelo que demorou tabelarem as revisões, imagino o tamanho do lobby das
concessionárias. Uma pena, vão perder vendas por causa desses incompetentes.
Custo de seguro do Golf não é exorbitante, porém o do Focus é pouca coisa
menor.
No uso, ambos deram problemas nas
centrais multimídias, no Golf apagando a tela e no Focus não respondendo aos
comandos touch ou dos botões. Ambos foram resolvidos desligando o carro por algumas
horas.
O uso do Focus traz dois outros
inconvenientes muito irritantes: o carro esterça pouco; e a frente raspa com
absurda facilidade. Inclinou um pouco a rampa, já era.
A conclusão é parecida com a de 2007,
porém invertendo os carros. Hoje, compraríamos o Golf. Mas entendemos quem
prefere o Focus.
Comentários
Excelente blog.
Abs
Quanto ao câmbio, se tomarmos o Aisin de 6 marchas do Bora / Tiguan como referência, é bem provável que ainda continue melhor que o Focus. Não terá o brilho do DSG, mas também vai acabar com a lentidão ao acelerar a partir de "quase parado" como já relatamos aqui. E é um câmbio bem robusto.
Eu tenho um Golf igual ao que você considerou, Highline Elegance DSG com teto.
E concordo principalmente com o item suspensão. Há muito que reclamo da dureza da suspensão do Golf em outros blogs. Venho de um Focus 2012 para o Golf e a diferença é gritante. O Focus é um carro muito estável, mas não penaliza o conforto por isso. E esse modelo novo é ainda melhor.
Com relação à manutenção, uma observação: pra quem, como eu, roda perto dos 2.000 km/mês, as revisões a cada seis ou doze meses não fazem diferença e, nesse caso específico, o Golf sai bem mais barato. Isso era algo que eu não gostava no Focus. As revisões eram sempre caras.
Com relação a motor, realmente um tesão esse TSi 1.4. Tenho um Omega 4.1 que nem de longe me dá o mesmo prazer que esse motorzinho do Golf. É uma patada em cima da outra e se quiser andar mais rápido um pouco é ainda mais gostoso. Delicioso. E o DSG é uma obra de arte em forma de câmbio.
abraço,
Marcelo Schwan
Estou quase para comprar um focus e achei interessante seu comentário acerca do desconforto com o banco do motorista, aspecto que não me lembro de ter visto em nenhum lugar ao testar o modelo.
Ao testar o Focus, mesmo podendo regular o apoio lombar o desconforto continua ou é possível melhorar? Como viajo bastante, apesar do carro ter ótimas qualidades, esse aspecto fará diferença para mim!
Obrigado e abs!