Impressões: Citroën DS3



A chegada do DS3 ao Brasil é uma humilhação vergonhosa para alguns concorrentes e um grande elogio a um outro carro com nada a ver.

A linha DS se propõe a ser uma faixa superior aos Citroëns atuais, um híbrido entre uma Lexus – que é superior a Toyota e rompe as ligações com a empresa-mãe – e as divisões esportivas AMG e M, que ostentam toda a pegada Mercedes e BMW. O objetivo é rejuvenescer a Citroën e atrair consumidores modernos e antenados para a marca, diferenciando-a mais claramente da irmã Peugeot, que fica com os carros mais burocráticos – e de maior volume.

Entenda-se ou não a estratégia de marketing, fato é que a linha DS faz sucesso na Europa. Nem tanto em vendas, mas em prestígio. Num episódio recente do Top Gear, o DS3 Racing foi o carro escolhido pelo Jeremy Clarkson para um rolê pela Itália, e saiu-se melhor que os concorrentes Clio RenaultSport e Fiat 500 Abarth. Vale lembrar que o DS3, na Europa, é menor e não concorre diretamente com os pilares Golf GTI e Focus ST.

Com bons anos de atraso – a Citroën ameaçou importar o carrinho ainda em 2009 – finalmente os brasileiros têm acesso ao DS3 em configuração intermediária, com câmbio manual e motor 1.6 turbo de 165 cv, já utilizado em 408, RCZ e 3008. Na Europa existem versões mais mansas e também mais fortes, chegando a 211 cv nas versões Racing.

Como é de praxe em carros franceses, o exterior é muito bonito e o acabamento aparenta ser excelente – mais detalhes ficam para a avaliação. Pelo visto a dirigibilidade também é impecável, em que pese a suspensão de eixo de torção na traseira. O espaço é bom para quatro adultos.

O melhor de tudo é a proposta: um hot hatch, acelerando até 100 km/h em menos de 7,5s, esportivo, diferenciado, bem feito, completo, um estilo de carro que falta no mercado. Ou ao menos falta oferecido de forma decente.

O DS3 é um tiro de doze na boca do Audi A1, do Mini e do RCZ. O Audi é menor, menos bonito e bem mais fraco, com 122 cv. O Mini é igualmente mais fraco, em versão Salt de 120 cv, e bem menos equipado. E o RCZ, que é mais bonito e tem o mesmo conjunto mecânico, é vendido pelo preço absolutamente lunático de R$ 130 mil, completamente fora de qualquer propósito.

E o DS3 é um tremendo elogio a um carro que não tem nada a ver com ele: Jetta TSI. O sedã da VW é mais equipado ainda, vem com suspensão multilink na traseira, câmbio de dupla embreagem, 200 cv e um desempenho à altura. Não é esportivo, não é exclusivo, mas é um pacote completo de equipamentos, espaço e desempenho por R$ 10 mil a mais.

Comentários

Anônimo disse…
ao blogueiro, tenho um azera 2009 com 65k e tenho sido feliz com o carro (não tive problemas/ dissabores), se fosse resumí-lo em uma palavra seria: carro seguro (previsivel/tranquilidade) porém chegou o momento de trocar de carro e estou querendo pegar um carro mais confortável ok (suspensão macia e bancos de couro ultra macios). Até o valor de 200 mil reais. Qual seria a melhor opção de compra? (não tenho preocupação com consumo, seguro,revisão, já estou acostumados com carros dessa categoria e tenho suportado seus custo sem grandes dificuldades. Att, Carlos Augusto
Dubstyle disse…
Caro Carlos Augusto,

Na linha banco e suspensão macios, vou recomendar um Toyta Camry. Testamos a geração antes do face-lift (http://4rodas.blogspot.com.br/2011/08/teste-comparativo-toyota-camry-35-v6-x.html).

É um carro grande, macio e muito potente. E não vai te dar dor de cabeça por muito tempo.

As opções das marcas alemãs são mais esportivas e não atendem o perfil.

Caso queira um SUV, dê uma olhada no Jeep Cherokee e no Range Rover Evoque - que não é muito macio, mas é o mais estiloso.
Anônimo disse…
Agradeço sua indicação. Tinha em mente o Camry ou o Cadenza. Minha preferência é o toyota que está 160 mil reais, só que o kia cadenza está muito agressivo a bons 110 mil reais, ambos possui motor e bons equipamentos. Se a diferença fosse pouca minha escolha já estava feita, mas a diferença é de consideráveis 45% a mais. Você já testou o Azera e Camry, sabe me dizer se o toyota é muito melhor que o coreano? Pensando somente na questão conforto. Com dinheiro em mãos qual iria para sua garagem? Att, Carlos Augusto
Braga da Rocha disse…
Prezado M4R:

Segue, abaixo, atalho para minhas impressões ao primeiro contacto direto com o Citroën DS3, tendo em conta também referências à opinião manifestada neste Blog.

Uma vez mais, suas avaliações se revelam isentas e certeiras.

Saudações,

Braga da Rocha

Blog do Braga da Rocha:
Impressões sobre o Citroën DS3, em 'première' na Grenoble
http://bragadarocha.blogspot.com.br/2012/05/impressoes-sobre-o-citroen-ds3-na.html
anderson disse…
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