Ainda não

Andei num Polo Sedan I-Motion. Não dirigi, fui de passageiro. O motorista era um funcionário de uma concessionária VW. Desnecessário dizer que fui prestando atenção no comportamento do câmbio durante todo o trajeto.

O rapaz deixou o câmbio em Drive o tempo todo. Uma luz na base do câmbio se acende para indicar a posição, assim como no painel, que mostra no visor do computador de bordo o câmbio em D e, ao lado, a marcha utilizada (1, 2, 3, etc.). Muito útil.

No percurso, lembrei muito de um 307 testado aqui há algum tempo. Era um carro com um câmbio automático muito ruim, com lerdeza nas trocas e falta de decisão. O I-Motion é assim. Numa vez, quando acelerou até o fim, o carro reduziu marchas e elevou o giro a quase 5 mil rpm. Em outra vez, o carro manteve a marcha relativamente alta. Em situações de exigência de desempenho, as trocas no modo D são muito lentas – percebe-se a embreagem acoplando, a marcha trocando e a tração voltando.

O próprio funcionário da concessionária, que eu não conhecia até esse momento, reclamou do sistema, dizendo que ele não entende quando se pisa no acelerador e se exige potência.

Por outro lado, num breve trecho congestionado, o câmbio automatizado foi só alegria.

Minha opinião permanece a mesma: os incômodos causados pela ineficiência na operação dos câmbios automatizados não compensam o conforto no trânsito pesado. Para mim, ainda é manual ou automático.

Comentários

Anônimo disse…
Concordo plenamente. Por isso, esses dias fui dar uma olhada em carros para comprar, vou trocar meu polo. Nem entrei na Fiat. Com aqueles câmbios automatizados fica difícil. Com tantas opção exelentes no mercado com cambios automaticos de verdade. E olha que dizem q esse da VW é melhor do q os da fiat, procede?
Dubstyle disse…
É o que dizem. Não dirigi os dois para poder comparar...
Unknown disse…
Semana passada fiz um test drive em um Polo Sedan I-Motion, fiz questão de andar só em drive e no transito pesado, no centro de Londrina-PR, gostei bastante, não senti os tão comentados trancos, contudo não subi muito os giros.

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3