Pneuzinhos a mais
O editorial do BCWS trouxe à memória uma cena da qual lembro muito bem até hoje. Andando no estacionamento do shopping, vejo um Gol quadrado andando numa rua interna. Vidros abaixados, o sujeito dirigindo e uma moça ao lado, presumivelmente a namorada. O carro coladíssimo ao chão, rodas enormes, pneus bem finos. E eis que o cidadão se aproxima de uma fileira de tartarugas, aqueles obstáculos amarelos com faixa reflexiva. Pois bem: o rapaz para o carro, esterça totalmente o volante – sem direção hidráulica, óbvio – passa com uma roda de cada vez sobre o carro, e repete a operação com as rodas traseiras. Tão devagar, mas tão devagar que causou uma fila de carros vindo atrás. E a cara de saco cheio da moça, que não devia mais aguentar aquilo em todo obstáculo ou valeta, foi inesquecível.
Hoje os carros estão vindo de série com pneus e rodas desnecessariamente maiores. Os Vectras com rodas 17" são o maior dos absurdos: dentro da roda o disco de freio fica mínimo, parece um pires. O próprio Astra, quando começou a ser vendido aqui e estava em sintonia com o médio europeu, vinha com rodas de 14", e 15" apenas na versão de topo, com o 2.0 16v de 136 cv. Hoje qualquer Astra na rua já vem com rodas 16". Até a Zafira, minivan familar, sofre desse mal. O exemplo do Fox 1.0, citado no editorial, é outro absurdo.
De todos os problemas que se tem por rodar com rodas muito largas e baixas, dois se destacam: o desconforto de rodagem e o preço de reposição. O primeiro caso, ilustrado bem pelo Gol citado acima, afeta boa parte da produção nacional. O 307, por exemplo, de suspensão durinha, era mais confortável em suas versões com rodas de 15" do que nas atuais (lindas, por sinal) de 16". Polo e principalmente Fox, que são carros bem duros, transmitem ainda mais solavancos com os baixíssimos 195/55 que usam. O Golf consegue uma excelente relação entre conforto e estabilidade com pneus mais altos, 195/65, e rodas de mesmo aro. Embora eu (e a maioria) goste do aspecto de carros com rodas grandes e pneus finos, em nenhum momento topo sacrificar meu conforto por esse motivo.
No entanto, muito pior do que sofrer os solavancos do péssimo piso, é repor um pneu. Dentre os itens de manutenção corriqueira, o pneu está na mesma categoria do óleo, por exemplo: é absolutamente vital. E da mesma maneira que muitos colocam no motor do seu carro "o mais barato que tiver aí, campeão", tome pneu remold nas rodas.
Tudo o que o carro faz depende daquela borracha do tamanho de uma mão que está em contato com o solo: aceleração, frenagem, curvas. Sua importância é suprema. E aí o cidadão vai lá e coloca um pneu chinês, de origem desconhecida, ou um pneu remold do qual não se sabe a origem: podemos ter um pneu esportivo e um de inverno remoldados instalados no mesmo eixo, com consequências potencialmente catastróficas.
E aí, para não gastar o alto preço de um pneu original nas medidas gigantescas da roda, o cidadão coloca a segurança de todos em risco com esses pneus porcaria. E eu garanto que parte desse péssimo trânsito que temos em dias de chuva é de gente que não consegue passar de 30 km/h com o carro, caso contrário ele aquaplana.
Eu não acho que justifique um pneu aro 17" custar o dobro que um aro 15", sendo que ambos são da mesma família e têm o mesmo desenho na banda de rodagem. Existe muito lucro aí das fabricantes. Por outro lado, com pneu simplesmente não se brinca: se optei por um carro com rodas grandes, devo saber que este será um custo que terei.
Comentários
A minha opinião é que, rodas maiores, de acordo com o carro, ficam sim muito bonitas. Não digo colocar rodas 20" num Gol, mas o novo gol pode ficar muito bacana com 17" de fábrica. Acontece muito na europa e estados unidos, não é anormal termos como opção de fábrica rodas 18" ou atá 20". O importante é que o carro seja calibrado para tal, vide Kia Soul.
E obviamente, com pneu não se economiza.
(infelizmente).
Juarez, depende de onde vc estiver (qual a condiçao do piso). Mas sempre considere a largura máx. do conjunto e o espaço percorrido por volta (do conjunto roda+pneu): devem ser equivalentes ao original!.
Para o Polo, gosto de 195/60 R15. Mais altos que os 195/55 de fábrica, que são muito baixos e deixam o carro duro demais.