IPI: a volta dos que não foram

Quem aí lembra da loucura de preços que foi a conversão do Cruzeiro para a URV e, por fim, ao Real? Os produtos em cruzeiros deveriam ser convertidos para URV, com seu preço dividido por 2.750 (corrijam-me, escrevo de memória), e depois essa URV se tornaria o Real.

O que teve de gente inflacionando preços nessa época não foi brincadeira. Fosse por medo da volta da inflação ou simples má-fe, era impressionante a quantidade de produtos que custavam 27.500 cruzeiros e não eram vendidos a 10 URVs, mas sim a 12 ou até 15 URVs. E eles continuaram caros por algum tempo, até que a queda da demanda ou a confiança na moeda neutralizaram a maioria dos abusos - mas não todos.

E eu acho que vai acontecer o mesmo com a volta do IPI. Um Punto ELX 1.4 que hoje é vendido a 39.990 vai voltar custando 45 mil, ante os 42 mil que custava antes da redução de imposto. E não estou pegando no pé da Fiat, a mesma coisa provavelmente veremos com GM, VW, Ford, todo mundo.

Espero que a imprensa especializada adote este tópico e faça uma comparação dos preços pré e pós redução do IPI, para que todos tenhamos uma clara noção do que ficou justo e do que foi além.

Afinal, de ganância já basta pagarmos 30% a mais num carro que nossos hermanos mexicanos compram IGUALZINHO.

Comentários

Paulo disse…
Olá Dubstyle, tudo bem com vc? Exatamente como vc, eu tambem espero, sinceramente, que a imprensa especializada mostre que não é "vendida" para os fabricantes (que aqui neste país formam um belo cartel)e que nos mostre que os preços serão ou não os mesmos de antes...
Como vc bem colocou, no Mexico ( e também no Chile, Argentina e -praticamente todos os outros países)eles pagam muito menos pela mesma coisa (ou as vezes até algo mais do que a gente). Chega, não é?
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Santos disse…
A solução pra isso já inventaram, é KY.

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