Há que ter foco

Já é a segunda vez que vejo um compartivo entre Polo Sedan e Linea. O primeiro foi num globado VW x Fiat, se não me engano na revista Carro, e o segundo apareceu no site iCarros. Estranho, pois são carros de categorias diferentes. O Polo é um sedã compacto, o Linea é um sedã médio.

 

Polo e Linea têm, sim, similaridade em preços. O Polo top de linha com motor 2.0 sai por 53 mil reais, enquanto o Linea de entrada – em versão nova, chamada LX - sai por  54 mil. Na prática, no entanto, os descontos concedidos ao Linea são bem maiores dos que à linha Polo. O Fiat tem ainda airbag duplo de série, que no Polo são opcionais. Em compensação, o VW vem com rodas de liga leve e ar digital.

 

O site deu a vitória ao Polo pelas respostas do motor e câmbio. Esse 1.9 do Linea é meio apático mesmo, só acorda após 2500 rpm, enquanto o 2.0 Old School que o Polo compartilha com Golf e Bora é uma unidade com 18 m.kgf de torque já a 2200 rpm. Isso, aliado aos câmbios tradicionalmente curtos da VW, com certeza dá mais agilidade ao Polo – que além de tudo é menor e mais leve -, mas isso está longe de dar-lhe a vitória. O Linea é maior, mais bonito, mais atual, mais requintado, leva cinco pessoas com conforto, o porta-malas tem capacidade para 70 litros a mais de bagagem. Claro: se espaço não é o fator mais importante para quem compra, então o Polo tem seus argumentos.

 

Repete-se aqui o comparativo entre Corolla ou Civic e Fusion, por exemplo. O Fusion é de outra categoria, bem maior, mas os preços abusivos de Civic EXS e Corolla SE-G colocam estes sedãs médios competindo com um grande. O preço elevado do Polo Sedan também acaba por colocar suas versões de topo competindo com sedãs de categoria superior.

 

O que, no entanto, não invalida a opção pelo veículo menor. Cada comprador tem suas peculiaridades e, se ele preferir a discrição dos sedãs japoneses (ou o conjunto motor-câmbio-opcionais do Polo) em relação ao porte e tamanho superiores de Fusion e Linea, tudo bem. Polo, Corolla e Civic são bons carros, desde que comprados pelos motivos certos. Comprar um deles achando que ele é superior em tudo aos concorrentes citados é exagero.

Comentários

Unknown disse…
Discordo. Beleza é relativo, mas o Linea não é um carro espaçoso, tem um motor obsoleto também, além de acabamento de sucrilhos dignos de carros da FIET, sem contar que o comércio desse carro é 0, como todo FIET médio. Quem compra carro grande da Fiet gosta de perder dinheiro.
Daniel Barros disse…
Linea é um Sedan pequeno... Está na emsma categoria do Polo...

Poderíamos chama-lo de Sedan pequeno "Premium" como as publicações tanto gostam, mas dizer que o Linea é sedan médio é forçar a amizade né...

Polo e Linea estão no mesmo nível.
Acir André disse…
O Linea não é um Sedan médio, pois senão teriamos que considerar o Punto como Hatch médio, afinal ambos são feitos na mesma plataforma, apenas com entreeixos diferentes. Linea e Polo são concorrentes sim, mesmo a Fiat falando que não e tentando empurrar como médio.
Dubstyle disse…
Oi Daniel, Acir,

Vamos comparar as medidas?

O Linea tem 4,56m de comprimento. O Corolla, 4,54m.
O Linea tem 1,73m de largura. O Corolla, 1,76m.
O Linea tem 1,5m de altura. O Corolla, 1,48m.
O Linea tem 2,6m de entreeixos. O Corolla tem os mesmos 2,6m.

Como o que diferencia um sedã compacto de um médio é o tamanho, o Linea faz parte do time. Ou então o Corolla é um sedã compacto.
Unknown disse…
Bem, continuo discordando.

Se fosse assim, Logan seria sedan médio.

Postagens mais visitadas deste blog

Gol G4 com interior de G3

Ford Focus Sedan 2.0 Ghia automático

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática