Há que ter foco

Já é a segunda vez que vejo um compartivo entre Polo Sedan e Linea. O primeiro foi num globado VW x Fiat, se não me engano na revista Carro, e o segundo apareceu no site iCarros. Estranho, pois são carros de categorias diferentes. O Polo é um sedã compacto, o Linea é um sedã médio.

 

Polo e Linea têm, sim, similaridade em preços. O Polo top de linha com motor 2.0 sai por 53 mil reais, enquanto o Linea de entrada – em versão nova, chamada LX - sai por  54 mil. Na prática, no entanto, os descontos concedidos ao Linea são bem maiores dos que à linha Polo. O Fiat tem ainda airbag duplo de série, que no Polo são opcionais. Em compensação, o VW vem com rodas de liga leve e ar digital.

 

O site deu a vitória ao Polo pelas respostas do motor e câmbio. Esse 1.9 do Linea é meio apático mesmo, só acorda após 2500 rpm, enquanto o 2.0 Old School que o Polo compartilha com Golf e Bora é uma unidade com 18 m.kgf de torque já a 2200 rpm. Isso, aliado aos câmbios tradicionalmente curtos da VW, com certeza dá mais agilidade ao Polo – que além de tudo é menor e mais leve -, mas isso está longe de dar-lhe a vitória. O Linea é maior, mais bonito, mais atual, mais requintado, leva cinco pessoas com conforto, o porta-malas tem capacidade para 70 litros a mais de bagagem. Claro: se espaço não é o fator mais importante para quem compra, então o Polo tem seus argumentos.

 

Repete-se aqui o comparativo entre Corolla ou Civic e Fusion, por exemplo. O Fusion é de outra categoria, bem maior, mas os preços abusivos de Civic EXS e Corolla SE-G colocam estes sedãs médios competindo com um grande. O preço elevado do Polo Sedan também acaba por colocar suas versões de topo competindo com sedãs de categoria superior.

 

O que, no entanto, não invalida a opção pelo veículo menor. Cada comprador tem suas peculiaridades e, se ele preferir a discrição dos sedãs japoneses (ou o conjunto motor-câmbio-opcionais do Polo) em relação ao porte e tamanho superiores de Fusion e Linea, tudo bem. Polo, Corolla e Civic são bons carros, desde que comprados pelos motivos certos. Comprar um deles achando que ele é superior em tudo aos concorrentes citados é exagero.

Comentários

Unknown disse…
Discordo. Beleza é relativo, mas o Linea não é um carro espaçoso, tem um motor obsoleto também, além de acabamento de sucrilhos dignos de carros da FIET, sem contar que o comércio desse carro é 0, como todo FIET médio. Quem compra carro grande da Fiet gosta de perder dinheiro.
Daniel Barros disse…
Linea é um Sedan pequeno... Está na emsma categoria do Polo...

Poderíamos chama-lo de Sedan pequeno "Premium" como as publicações tanto gostam, mas dizer que o Linea é sedan médio é forçar a amizade né...

Polo e Linea estão no mesmo nível.
Acir André disse…
O Linea não é um Sedan médio, pois senão teriamos que considerar o Punto como Hatch médio, afinal ambos são feitos na mesma plataforma, apenas com entreeixos diferentes. Linea e Polo são concorrentes sim, mesmo a Fiat falando que não e tentando empurrar como médio.
Dubstyle disse…
Oi Daniel, Acir,

Vamos comparar as medidas?

O Linea tem 4,56m de comprimento. O Corolla, 4,54m.
O Linea tem 1,73m de largura. O Corolla, 1,76m.
O Linea tem 1,5m de altura. O Corolla, 1,48m.
O Linea tem 2,6m de entreeixos. O Corolla tem os mesmos 2,6m.

Como o que diferencia um sedã compacto de um médio é o tamanho, o Linea faz parte do time. Ou então o Corolla é um sedã compacto.
Unknown disse…
Bem, continuo discordando.

Se fosse assim, Logan seria sedan médio.

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire