Frio digital
Achei interessante colocar aqui um post na linha serviços sobre um equipamento cada vez mais comum nos carros e que nem todos sabem corretamente como funciona. Esta ideia já estava comigo há alguns meses quando hoje, ao acompanhar a entrega de um carro 0 km, ouvi o vendedor falando asneiras sobre o funcionamento do sistema. Como o restante de sua apresentação do carro para o futuro motorista foi muito boa (e extensa, cobrindo quase todos os itens e equipamentos do carro), percebi que o vacilo devia-se mais ao desconhecimento do que à inaptidão.
Em inglês, air-conditioning significa o sistema comum, de botões analógicos, enquanto os sistemas digitais são chamados de climate control. Faz mais sentido.
Um sistema de climatização é o responsável por colocar ar frio ou quente dentro do carro, de acordo com a necessidade do motorista. Ar quente é fácil: com o motor em temperatura normal de funcionamento, a mais ou menos 90 graus Celsius, o sistema simplesmente aspira uma quantidade de ar do compartimento do motor e com isso esquenta o ar levado para dentro do veículo. Quanto mais o termostato é colocado na posição quente, mais ar do motor entra no carro. É por isso que existem sistemas de ar quente em carros sem ar-condicionado.
Já para resfriar o ar, é necessário um compressor, como os utilizados em refrigeradores. O sistema é complexo e explicá-lo não cabe aqui, mas é necessário informar que esse compressor usa força do motor para funcionar, e portanto, quando ligado, o motor precisa empurrá-lo além de empurrar o carro. Isso resulta em menos potência disponível, o que leva o motorista a pisar mais no acelerador e colocar o motor em giros mais altos, o que por sua vez aumenta o consumo.
A grande vantagem do sistema digital pro, digamos, analógico é o fato de poder-se escolher uma temperatura ideal e o sistema a mantém sozinho. No primeiro caso, o motorista coloca o termostato em alguma posição fria e o sistema empurrará sempre aquela mesma quantidade de ar frio para o carro, sem importar-se com a incidência do sol no habitáculo ou outros fatores. Já o sistema digital monitora constantemente a temperatura dentro do carro e ajusta a velocidade do ventilador e o direcionamento do ar (para os vidros, para as saídas no painel ou para os pés) de acordo. Essa vantagem só aparece quando acionada a função AUTO, existente em todo sistema digital. Alguns incluem ainda o acionamento da circulação de ar quando percebem excesso de poluição no ar externo.
Sem a função AUTO acionada, o ar seguirá controlando a temperatura (se o ar externo cair de 22 para 18 graus, com o ar digital marcado para 20, ele deixará de esfriar e passará a esquentar, coisa que o ar manual não faz), mas não altera a velocidade do ventilador e nem o direcionamento do ar, que ficam marcados de acordo com a opção do usuário. Vale lembrar que, em alguns modelos, existe a possibilidade de não marcar nenhum sentido para o direcionamento do ar, e neste caso o ar controla automaticamente este recurso (mas não a velocidade do ventilador).
Os sistemas incluem ainda um botão de desembaçamento rápido. Ao pressionar essa tecla, o sistema aciona a maior velocidade, ou uma das maiores, direciona o ar para os vidros e liga o ar-condicionado para um desembaçamento ligeiro. A temperatura desse ar obedece ao que estiver marcado no termostato: se for inferior à temperatura externa, teremos ar frio, do contrário ar quente. Tanto faz, pois o funcionamento do ar-condicionado já retira a umidade do ar e essa condição é suficiente para desembaçar os vidros.
Além da função AUTO, outra tecla que causa confusão é a tecla A/C, que a Volkswagen inversamente chama de ECON. Lembra que existe um sistema de ventilação capaz de empurrar ar quente ou ar à temperatura ambiente, como citado no começo do texto. Se você não pressionar a tecla A/C, significa que o compressor do sistema não está ligado e que o ar admitido ali pode ser somente esquentado, não resfriado. Essa ventilação forçada é útil quando o ar admitido de fora é baixo, quando o carro está devagar, mas não há necessidade de esfriar o habitáculo. E é possível usar a
função AUTO aqui, mas somente para esquentar o interior. Se você marcar uma temperatura mais fria que a externa, mas não acionar a tecla A/C, o ar não esfriará além da temperatura externa.
No caso da VW, a tecla ECON tem a função de DESLIGAR o compressor. Assim, com a tecla ECON acionada, o ar não pode ser resfriado, apenas esquentado. Ou seja: a tecla A/C liga, na maioria dos carros, e nos VW a tecla ECON desliga (não há tecla A/C).
Em inglês, air-conditioning significa o sistema comum, de botões analógicos, enquanto os sistemas digitais são chamados de climate control. Faz mais sentido.
Um sistema de climatização é o responsável por colocar ar frio ou quente dentro do carro, de acordo com a necessidade do motorista. Ar quente é fácil: com o motor em temperatura normal de funcionamento, a mais ou menos 90 graus Celsius, o sistema simplesmente aspira uma quantidade de ar do compartimento do motor e com isso esquenta o ar levado para dentro do veículo. Quanto mais o termostato é colocado na posição quente, mais ar do motor entra no carro. É por isso que existem sistemas de ar quente em carros sem ar-condicionado.
Já para resfriar o ar, é necessário um compressor, como os utilizados em refrigeradores. O sistema é complexo e explicá-lo não cabe aqui, mas é necessário informar que esse compressor usa força do motor para funcionar, e portanto, quando ligado, o motor precisa empurrá-lo além de empurrar o carro. Isso resulta em menos potência disponível, o que leva o motorista a pisar mais no acelerador e colocar o motor em giros mais altos, o que por sua vez aumenta o consumo.
A grande vantagem do sistema digital pro, digamos, analógico é o fato de poder-se escolher uma temperatura ideal e o sistema a mantém sozinho. No primeiro caso, o motorista coloca o termostato em alguma posição fria e o sistema empurrará sempre aquela mesma quantidade de ar frio para o carro, sem importar-se com a incidência do sol no habitáculo ou outros fatores. Já o sistema digital monitora constantemente a temperatura dentro do carro e ajusta a velocidade do ventilador e o direcionamento do ar (para os vidros, para as saídas no painel ou para os pés) de acordo. Essa vantagem só aparece quando acionada a função AUTO, existente em todo sistema digital. Alguns incluem ainda o acionamento da circulação de ar quando percebem excesso de poluição no ar externo.
Sem a função AUTO acionada, o ar seguirá controlando a temperatura (se o ar externo cair de 22 para 18 graus, com o ar digital marcado para 20, ele deixará de esfriar e passará a esquentar, coisa que o ar manual não faz), mas não altera a velocidade do ventilador e nem o direcionamento do ar, que ficam marcados de acordo com a opção do usuário. Vale lembrar que, em alguns modelos, existe a possibilidade de não marcar nenhum sentido para o direcionamento do ar, e neste caso o ar controla automaticamente este recurso (mas não a velocidade do ventilador).
Os sistemas incluem ainda um botão de desembaçamento rápido. Ao pressionar essa tecla, o sistema aciona a maior velocidade, ou uma das maiores, direciona o ar para os vidros e liga o ar-condicionado para um desembaçamento ligeiro. A temperatura desse ar obedece ao que estiver marcado no termostato: se for inferior à temperatura externa, teremos ar frio, do contrário ar quente. Tanto faz, pois o funcionamento do ar-condicionado já retira a umidade do ar e essa condição é suficiente para desembaçar os vidros.
Além da função AUTO, outra tecla que causa confusão é a tecla A/C, que a Volkswagen inversamente chama de ECON. Lembra que existe um sistema de ventilação capaz de empurrar ar quente ou ar à temperatura ambiente, como citado no começo do texto. Se você não pressionar a tecla A/C, significa que o compressor do sistema não está ligado e que o ar admitido ali pode ser somente esquentado, não resfriado. Essa ventilação forçada é útil quando o ar admitido de fora é baixo, quando o carro está devagar, mas não há necessidade de esfriar o habitáculo. E é possível usar a
função AUTO aqui, mas somente para esquentar o interior. Se você marcar uma temperatura mais fria que a externa, mas não acionar a tecla A/C, o ar não esfriará além da temperatura externa.
No caso da VW, a tecla ECON tem a função de DESLIGAR o compressor. Assim, com a tecla ECON acionada, o ar não pode ser resfriado, apenas esquentado. Ou seja: a tecla A/C liga, na maioria dos carros, e nos VW a tecla ECON desliga (não há tecla A/C).
Comentários
Todos os vendedores deveriam ler e se informar melhor, para não falar asneiras...
Mais uma vez, excelente blog! Comentários fantásticos!!! Grande abraço.
A sua opção seria, então ligar o A/C sempre no frio máximo e desligar quando o carro chegar à temperatura desejada? E aí, quando o interior esquentar, ligá-lo novamente? Eu não tenho certeza, mas acho que esse processo de liga/desliga acaba consumindo mais combustível.
Obrigado pelos elogios!
Na verdade o Ar quente não vem do motor (vinha nos fuscas e volks antigos equipado com Ar quente).
Nos carros com motor a água, o ar é aquecido pela água do radiador. Existe um pequeno radiador dentro do painel, onde circula a agua quente. Quando vc gira o botão para o ar quente ele desvia o Ar para esse radiador interno que esquenta o ar.
Se o ar viesse do motor teria grandes chances de vir com cheiro de combustível, graxa etc..
Por isso vc vê alguns carros mais velhos vazando agua quente dentro.
Abração
Daniel