O governo e a ganância

Tô ficando meio repetitivo, mas não tem como não voltar ao assunto do crescimento das vendas da indústria automobilística no país. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Best Cars Web Site a entrada nesta briga pela melhor qualidade nos carros nacionais. É bom saber que o Fabrício, editor do site e, para mim, uma das sumidades em automóveis neste país, tem a mesma impressão.

Em segundo lugar, a matéria absolutamente vexaminosa publicada na Exame deste mês sobre o mesmo tema – a capa da revista é uma belíssima roda de Jaguar. Nada contra a apuração dos dados, mas o enfoque: a revista é voltada para executivos, e portanto assume um linguajar amigável que fere o direito do consumidor brasileiro. Basicamente, a revista mostra a crise pela qual as montadoras passaram nos últimos dez anos e faz questão de frisar que este período de vacas magras ainda cobra seu preço, pois não vemos novos investimentos dos grandes fabricantes. A revista tem a coragem absurda de dizer que “Nos últimos dois anos, houve queda real nas tabelas de carros no país”. Por que a revista fala em dez anos de crise e só dois quando se trata de atacar as montadoras? É isso que dá ser chapa-branca – tem que esconder os erros atrás de estatísticas mal feitas.

E vou além: poderiam ter sido duzentos anos de crise. As vendas de automóveis nos EUA caíram 1,9% em 2007 (segundo a própria Exame). Não seria então o caso das montadoras lá produzirem carros piores, mais baratos, com menos opcionais, para reverterem os riscos? Não; lá se investe pesado. Lá se lida com o mercado de uma maneira séria e responsável, não considerando os habitantes do país uma série de botocudos que deveriam andar em cipós.

Agora, uma ressalva seja feita. A carga estúpida de impostos tem uma grande responsabilidade nisso. O carro brasileiro se torna tão caro que invalida sua exportação, o que por sua vez invalida seu aumento de qualidade. Esses idiotas do governo são os verdadeiros botocudos – uma pena que andem de carros importados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire