Quando o sol se for...

Impossível comprar um carro 0 km com teto solar nesse país. Ok, não é impossível, mas que é complicado, isso é.

Para ficar nas quatro grandes (até porque Renault, Honda e Toyota não oferecem o acessório em nenhum modelo, falta significativa para Mégane, Civic e Corolla), as opções são:

- na Fiat: Idea e Stilo – não chequei o Marea, e acho que nem precisa. O Idea 1,4 com SkyDome é, provavelmente, o carro mais barato à venda no país com teto solar. Em ambos os casos não são modelos tradicionais, são equipamentos “diferenciados” e que por isso mesmo , muito mais sujeitos a quebras. Vale lembrar o SkyWindow do Stilo da 4R, que quebrou duas vezes em 60 mil quilômetros. Péssimo para um opcional de 6 mil reais. Eu prefiro aqui os modelos tradicionais, e por isso não consideraria nenhum dos modelos da Fiat.

- Ford: Focus Ghia, hatch e sedã, e Fusion. Para mim, são os carros mais interessantes entre os que dispõem do opcional. Problema é a má vontade: teto solar é o ÚNICO opcional no Fusion, a custo de mais de 4 mil reais. Se isso se entende por conta da blindagem que muitos donos farão no seu carro, por outro lado eu trocaria de bom grado a disqueteira para 6 discos no painel – totalmente sem sentido após a invenção do MP3 – pelo teto. No Focus, o teto é vinculado à opção Ghia, que agrega opcionais, para mim, discutíveis. Muito mais interessante seria um teto opcional, manual que fosse, no 2.0 GLX. Há, no entanto, que se fazer uma ressalva: até pouco tempo, o teto era vinculado ao câmbio automático (!), coisa que não é mais.

- GM: Astra SS e Vectra Elite. Um caso parecido com o do Focus. O teto poderia muito bem ser um opcional nas versões regulares do Astra (Comfort, Elegance, Elite, até mesmo na Advantage) e do Vectra. No entanto, sou obrigado a levar o “pacote esportivo” do SS, de gosto duvidoso, ou então o Elitão e seu câmbio automático de Monza – que, como no Fusion, tem o teto como opcional.
- VW: Golf. PONTO. Só. Nem o Bora pode vir com teto. Pelo menos é a mais versátil: o teto pode equipar qualquer versão do Golf, desde a GTI até a recém-lançada 1.6 Flex, a Flash. A 55 mil, não é uma má compra para os fãs do opcional. Excetuando-se o seguro, é claro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3