Criteria

É impressionante o número de critérios sem relação com a dirigibilidade do carro em si que são levados em conta na aquisição de um novo automóvel. Para muita gente, faz mais sentido colocar critérios lógicos e objetivos na frente, como manutenção, consumo e preço do seguro, do que o prazer ao dirigir.

É certo que cada um encara o automóvel de um jeito. Para muitos, é somente uma maneira de ir e vir e, nesse caso, critérios objetivos fazem a diferença na decisão entre um ou outro modelo.

Hoje em dia, considero meio relativo se utilizar o critério manutenção na compra de um carro. É certo que alguns modelos têm peças mais caras que outros, mas, de uma maneira geral, a manutenção de carros mais novos é rara e cabe dentro de um padrão simples de revisões periódicas de custo pequeno se comparadas ao valor total do veículo. Desconfio de todos que compram Volkswagens pela sua confiabilidade. Isso era muito verdadeiro quando o Fusca era a alternativa a Fords e Chevrolets dos anos 50 e 60. Hoje em dia, se há diferença, ela é mínima. Eu acredito muito mais em carros “bichados” e “não-bichados” do que diferenças entre marcas. Evidentemente, isso não vale para importados, de peças caras e, pior do que isso, demoradas a chegar.

O consumo ficou relativo com a tecnologia flex. Dependendo do preço do álcool, é mais barato rodar com um Vectra automático e seus 5 km/l do que com Corolla ou Civic a gasolina. Acredito muito que o consumo varia bem mais de pessoa a pessoa do que entre motores. Eu já atingi médias consideradas quase impossíveis, como 23 km/l num Celta na estrada. Não é um fator a ser desconsiderado, e eu sempre irei preferir um carro mais leve e de motor mais moderno a um pesadão e beberrão. No entanto, é preciso relativizar a diferença que um ou dois quilômetros por litro vão fazer numa vida útil de 60 mil km.

Já a diferença no seguro é importante, pois chega a discrepâncias bem absurdas. É preciso ser muito fã da Parati para bancar mais de 5 mil reais de seguro numa nova, comparado aos 3 mil de uma Palio Weekend. Idem para o Golf, Gol e Astra. Mesmo diluída no espaço de um ano, é uma diferença significativa: 2 mil reais, ou 167 reais no mês, são um tanque e meio de gasolina. É algo no qual a VW precisa trabalhar com urgência. É difícil justificar o fato do seguro de um Corolla XLi automático ser mais de mil reais mais barato em relação ao de um Polo Sedan 2.0 do mesmo ano.

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