Fiat Palio Weekend
Tinha que ser o primeiro carro comentado aqui. Foi o meu primeiro carro, e além disso a mãe de um amigo meu acaba de tirar uma. Duas razões muito fortes.
Foram 13 anos de reinado absoluto da VW Parati. Robusta, com design avançado na época de seu lançamento e principalmente, ostentava o logo VW na grade dianteira. E então a Fiat lançou a Elba, meados da década de 80. Porta-malas maior, mecânica transversal e quatro portas. Mas a líder não se abalou. A concorrência teve que somar mais qualidades à questão. A perua derivada do projeto 178, mundial para países "em desenvolvimento" da montadora italiana. Maior porta-malas, 4 portas, design vastamente superior, mecânica interessante e um fator fundamental: preço. A versão mais barata, 1.0 6 marchas (tudo bem, sei que o desempenho era sofrível) era pelo menos 2 mil reais mais barata que a Parati 1.0 16v. As versões de topo nem se comparavam. Em 98, era possível encontrar uma Palio Weekend Stile 1.6 16v bem-equipada por R$ 27 mil, uns R$ 7 mil a menos do que uma Parati GLS 2.0. Não havia comprador que resistisse. Em apenas 2 anos, toda uma liderança foi arruinada. A VW reagiu, mas infelizmente nos campos errados. Lançou a GIII (na minha opinião, um trabalho brilhante de design, embora apenas uma remodelação), a Turbo, agora a Crossover... e o carro continuou caro. Hoje em dia, a Palio Weekend vende pelo menos mil unidades a mais, todo mês. Foi pro causa de derrotas como esta que a diretoria da VW tem passado por tantas mudanças recentemente.
Tinha que ser o primeiro carro comentado aqui. Foi o meu primeiro carro, e além disso a mãe de um amigo meu acaba de tirar uma. Duas razões muito fortes.
Foram 13 anos de reinado absoluto da VW Parati. Robusta, com design avançado na época de seu lançamento e principalmente, ostentava o logo VW na grade dianteira. E então a Fiat lançou a Elba, meados da década de 80. Porta-malas maior, mecânica transversal e quatro portas. Mas a líder não se abalou. A concorrência teve que somar mais qualidades à questão. A perua derivada do projeto 178, mundial para países "em desenvolvimento" da montadora italiana. Maior porta-malas, 4 portas, design vastamente superior, mecânica interessante e um fator fundamental: preço. A versão mais barata, 1.0 6 marchas (tudo bem, sei que o desempenho era sofrível) era pelo menos 2 mil reais mais barata que a Parati 1.0 16v. As versões de topo nem se comparavam. Em 98, era possível encontrar uma Palio Weekend Stile 1.6 16v bem-equipada por R$ 27 mil, uns R$ 7 mil a menos do que uma Parati GLS 2.0. Não havia comprador que resistisse. Em apenas 2 anos, toda uma liderança foi arruinada. A VW reagiu, mas infelizmente nos campos errados. Lançou a GIII (na minha opinião, um trabalho brilhante de design, embora apenas uma remodelação), a Turbo, agora a Crossover... e o carro continuou caro. Hoje em dia, a Palio Weekend vende pelo menos mil unidades a mais, todo mês. Foi pro causa de derrotas como esta que a diretoria da VW tem passado por tantas mudanças recentemente.
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