Dúvidas dos leitores



Falando em usado, Focus 2017 ou 2018 é bom negócio? Powershift ainda é uma preocupação de 2017 pra cá? Andei em um 2017 se plus 2.0 e amei, mas tenho receio de dor de cabeça no futuro. Abs.
Renato.

Verdade, um focus 1.6 se ou se plus manual seminovo é muito furada? 

Vamos dividir a resposta em duas partes.

A primeira parte é sobre o Powershift, a grande dúvida de quem tem intenção de comprar um Focus. Ao que sabemos, a incidência de problemas caiu significativamente nos Focus mais novos. O modelo 2014 que testamos em 2015 não apresentou problemas sérios, porém teve a troca efetuada como relatamos aqui. Modelos mais novos, 2017 ou 2018, aparentemente não enfrentam mais esses problemas.

Nós compraríamos sem muita preocupação um Focus Powershift usado, dos primeiros se tivesse passado pela troca do conjunto de embreagem, ou então um dos mais novos. Ao testar, preste muita atenção no câmbio e o comportamento em baixas velocidades. As trocas devem ser suaves e sem trepidação nenhuma.

No caso do câmbio manual, não há o que se preocupar quanto a isso.

A segunda parte é sobre o Focus em si. Para nós, o Mk3 perdeu o grande diferencial da linha Focus, que era a dirigibilidade acima da média. O Mk1 estava muito à frente de Astra, Bravo e Golf 4, seus concorrentes à época. Era um patamar de dirigibilidade elevadíssimo, coisa de BMW mesmo.

O Mk3 perdeu isso. Começa que ficou muito pesado. A calibração da suspensão se manteve excelente para rodovias e condução em alta velocidade, mas perdeu o conforto em cidade e ficou dura demais. O Powershift, independente da confiabilidade, não é um bom câmbio em si: não tem a agilidade e prontidão do DSG e nem a suavidade de um epicíclico. O acabamento é somente regular. E o pior pecado de todos é o espaço interno: o Focus é apertado atrás, com pouco espaço para pernas e cabeça – a acomodação é melhor num Cobalt ou Versa, por exemplo.

Claro que o carro tem qualidades. Somos fãs do design e da lista de opcionais: O Titanium Plus está à frente da categoria em termos de equipamentos, e mesmo as versões intermediárias têm bom recheio. Mesmo sem a suspensão de outrora, outros atributos continuam excelentes, como a motorização, a direção e os freios.

Tudo isso, mais a paixão inexplicável pelo Corolla e pelo Civic G9, significam que o Focus tem preços atraentes como usado. De fato não recomendaríamos a compra de um 0km, mas um usado pode ser interessante caso as questões que apontamos acima não incomodem.

Comentários

ChAndré disse…
Eu tenho um Focus Titanium Plus 2016 Powershift com +/- 29k km.

A embreagem e a mecatrônica foram trocadas na última revisão em garantia em dois dias, ou seja, sem espera, sem encheção de saco, bastou comentar que o carro vibrava em algumas situações específicas que foi feita (vantagens de ser um cliente fiel a concessionária a muitos anos).

Sobre a nova mecatrônica, ela deixou o carro um pouco lerdo e exitante nas trocas de marchas principalmente quando se exige uma tocada mais esportiva, talvez para preservar as embreagens, no resto, o carro é muito bom anda mais e bebe menos que o meu outro Focus ( Mk2,5 Ghia Duratec AT 2009).

No mais o carro é excelente, não trocaria por um Corolla de jeito nenhum e ficaria muito em dúvida quanto ao Civic devido a lista de equipamentos muito limitada (De cabeça - faróis de xenon automáticos, direcionais e auto-reguláveis, sensores em todos os lados, teto solar, retrovisores com rebatimento automático, controle de som, controlador de velocidade (embora não seja tão intuitivo como do 2009), city safe (que funciona bem), só o park assist que ainda não usei.), o design jaspion e o interior todo preto sem contar com a péssima assistência da Honda em Brasília.
Giachierri disse…
Estou negociando um 2017 se plus, 5k abaixo da Fipe, de acordo com o vendedor nenhum powershift sai sem esse desconto. Estava negociando um polo tsi Ok, mas apessr de ter gostado bastante do carro, acho 70k mta grana pelo q oferece. Acho o Focus de longe o mais bonito da categoria, e espaço atrás não é problema no meu caso, apesar de achar uma pena já q externamente o carro é bem grande (vai caber por pouco na garagem). Parabéns pelo blog e continue postando com frequência.
Leandro

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3