Dúvidas dos leitores
Falando em usado, Focus 2017 ou 2018 é bom negócio?
Powershift ainda é uma preocupação de 2017 pra cá? Andei em um 2017 se plus 2.0
e amei, mas tenho receio de dor de cabeça no futuro. Abs.
Renato.
Renato.
Verdade, um focus 1.6 se ou se plus manual seminovo é muito
furada?
Vamos dividir a resposta em duas partes.
A primeira parte é sobre o Powershift, a grande
dúvida de quem tem intenção de comprar um Focus. Ao que sabemos, a incidência
de problemas caiu significativamente nos Focus mais novos. O modelo
2014 que testamos em 2015 não apresentou problemas sérios, porém teve a
troca efetuada como relatamos aqui.
Modelos mais novos, 2017 ou 2018, aparentemente não enfrentam mais esses
problemas.
Nós compraríamos sem muita preocupação um Focus
Powershift usado, dos primeiros se tivesse passado pela troca do conjunto de
embreagem, ou então um dos mais novos. Ao testar, preste muita atenção no
câmbio e o comportamento em baixas velocidades. As trocas devem ser suaves e
sem trepidação nenhuma.
No caso do câmbio manual, não há o que se
preocupar quanto a isso.
A segunda parte é sobre o Focus em si. Para
nós, o Mk3 perdeu o grande diferencial da linha Focus, que era a dirigibilidade
acima da média. O Mk1 estava muito à frente de Astra, Bravo e Golf 4, seus
concorrentes à época. Era um patamar de dirigibilidade elevadíssimo, coisa de
BMW mesmo.
O Mk3 perdeu isso. Começa que ficou muito
pesado. A calibração da suspensão se manteve excelente para rodovias e condução
em alta velocidade, mas perdeu o conforto em cidade e ficou dura demais. O
Powershift, independente da confiabilidade, não é um bom câmbio em si: não tem
a agilidade e prontidão do DSG e nem a suavidade de um epicíclico. O acabamento
é somente regular. E o pior pecado de todos é o espaço interno: o Focus é apertado
atrás, com pouco espaço para pernas e cabeça – a acomodação é melhor num Cobalt
ou Versa, por exemplo.
Claro que o carro tem qualidades. Somos fãs do
design e da lista de opcionais: O Titanium Plus está à frente da categoria em
termos de equipamentos, e mesmo as versões intermediárias têm bom recheio. Mesmo sem a suspensão de outrora, outros atributos continuam excelentes, como a motorização, a direção e os freios.
Tudo isso, mais a paixão inexplicável pelo
Corolla e pelo Civic G9, significam que o Focus tem preços atraentes como
usado. De fato não recomendaríamos a compra de um 0km, mas um usado pode ser interessante
caso as questões que apontamos acima não incomodem.
Comentários
A embreagem e a mecatrônica foram trocadas na última revisão em garantia em dois dias, ou seja, sem espera, sem encheção de saco, bastou comentar que o carro vibrava em algumas situações específicas que foi feita (vantagens de ser um cliente fiel a concessionária a muitos anos).
Sobre a nova mecatrônica, ela deixou o carro um pouco lerdo e exitante nas trocas de marchas principalmente quando se exige uma tocada mais esportiva, talvez para preservar as embreagens, no resto, o carro é muito bom anda mais e bebe menos que o meu outro Focus ( Mk2,5 Ghia Duratec AT 2009).
No mais o carro é excelente, não trocaria por um Corolla de jeito nenhum e ficaria muito em dúvida quanto ao Civic devido a lista de equipamentos muito limitada (De cabeça - faróis de xenon automáticos, direcionais e auto-reguláveis, sensores em todos os lados, teto solar, retrovisores com rebatimento automático, controle de som, controlador de velocidade (embora não seja tão intuitivo como do 2009), city safe (que funciona bem), só o park assist que ainda não usei.), o design jaspion e o interior todo preto sem contar com a péssima assistência da Honda em Brasília.
Leandro