VW Golf, mais uma vítima da incompetência
A Quatro Rodas saiu hoje com a notícia que a VW
pode encerrar a produção do Golf no Brasil. O carro não vende nada, então
faria mais sentido importá-lo.
Mas peraí. O carro foi um sucesso de vendas
quando de seu lançamento, o que aconteceu de lá pra cá?
1.
O carro ficou absurdamente mais caro. Golfs
alemães da primeira leva podiam ser comprados na faixa de 70 a 80 mil reais,
bem equipados, com suspensão traseira multilink, câmbio DSG e motor 1.4 turbo.
Hoje um Golf nessa configuração supera os R$ 100 mil.
2.
O carro foi depenado. Inventaram um motor 1.6
aspirado. Inventaram um motor 1.0 turbo – que não pode ser acoplado a um câmbio
automático. Meteram uma suspensão de eixo de torção. Cortaram o freio de mão
eletrônico. Trocaram o câmbio DSG por um epicíclico convencional. E ainda por
cima o carro ficou mais caro.
3.
O brasileiro está cego na mania de SUVs. Tá
gastando 90k pra comprar Kicks, derivado do March, e HR-V pelado, e ignorando
os hatches médios que são muito melhores dinamicamente e mais equipados.
Tudo bem, o terceiro fator é questão de
mercado, comum a todas as montadoras. E as duas primeiras? A Volkswagen vai lá,
PIORA o carro, cobra MAIS CARO e acha que vai vender como água?
Mete aí um Golf 1.4T Highline a 70k e vamos ver
se vende ou não.
Somos fãs do Golf, mas com esse tipo de gestão
incompetente, fica difícil defender.
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