Troca da embreagem do Powershift
Com
muitos câmbios apresentando problemas sérios, travando marchas, superaquecendo
e deixando os carros imobilizados, a Ford decidiu aumentar a garantia do
Powershift e oferecer a troca do sistema de embreagem sem custo para donos de
Fiesta e Focus de 2014 e 2015. Aparentemente nos carros mais recentes este
conjunto novo de embreagens já vem de fábrica.
Nós
acompanhamos de perto um caso desses, com um Focus 2.0. Foi feito o agendamento
de visita a uma concessionária para, primeiro, verificação do defeito. Aí o
dono precisa deixar o carro por dois a três dias para que seja verificada a
presença do defeito pelos aparelhos de checagem da Ford. Obviamente que o dono
fica a pé enquanto isso e entuba os gastos que tiver com transporte.
Aí
uma vez constatado o defeito, o dono precisa agendar na mesma concessionária a
troca das embreagens - lembrando que o Powershift é um câmbio de dupla
embreagem, daí a troca fazer sentido. “Ah mas eles não tocam o kit assim que
notam o defeito?” Claro que não, inocente Padawan. Isso aqui é a Ford, lutando
bravamente pelo primeiro lugar como pior atendimento entre as fabricantes. O
dono do carro continua rodando com o Powershift podre, podendo quebrar a
qualquer momento, enquanto o kit de embreagens é encomendado à fábrica. Afinal,
como assim uma empresa de fundo de quintal como a Ford, só uma das top 5
maiores montadoras do mundo, poderia pagar os milhares de kits de embreagem que
serão substituídos? Claro que o dono do carro pode esperar.
Esta
espera é previsa pela concessionária como de dois a três MESES. Pois é, não são
dias. No caso específico do carro que acompanhamos, a espera levou um mês. Aí o
dono até acha bom ter rodado só trinta dias com um carro que podia quebrar a
qualquer momento...
A
troca do kit embreagem leva, mais uma vez, entre dois e três dias – que o dono
paga do bolso novamente todos os seus deslocamentos.
Bom,
então tendo sobrevivido a tudo isso, agora pelo menos o carro ficou uma joia
né?
Não.
O
que acontece é que o câmbio deixa de apresentar os problemas e indícios de
quebra do Powershift, que na sua manifestação mais branda eram trepidações em
baixa aceleração e demora ao trocar de marchas, que poderiam evoluir para
superaquecimento e travamento do câmbio.
Mas
a calibração do Powershift continua horrível. Ele segue patinando, demorando
para trocar as marchas, com dificuldade em responder aos comandos de troca
manual, sem interpretar direito os comandos via acelerador. Pode ser que não
quebre mais, mas se o dono tinha alguma esperança que o comportamento do câmbio
melhoraria com a troca, pode esquecer.
Some-se
isso aos problemas críticos do Focus (nesse caso), como o pouco esterçamento
das rodas, o peso elevadíssimo, o espaço interno completamente ridículo, a
letargia do motor em baixa rotação, a frente que raspa em rampas de garagem, e
tem-se um carro que se era sinônimo de prazer ao dirigir na primeira geração,
agora está mais para lumbering beast,
um carro que se arrasta e mesmo cujo ponto forte, o acerto de suspensão, já não
é o mesmo de antes devido ao peso.
Existem
sinais que a Ford vai finalmente desistir do Powershift e adotar câmbios
diferentes nas próximas gerações de Fiesta e Focus. Se combinar isso com os
motores EcoBoost – e não cobrar os dois olhos e uma mão por isso – poderemos a
voltar a ver esses carros como prazerosos ao dirigir. Quem sabe...
Comentários
Tem muita concessionária ruim por ai, mas tem poucas boas. Eu tive sorte de ser atendido numa dessas boas que se importam em resolver o problema do cliente.
Interessante que a concessionaria recebe a peça e é paga pelo serviço pela fábrica, nada é de "graça", não entendo porque algumas concessionárias se que recebem os carros com problemas.
Mas nunca passei por esse problema, então, até aqui tenho gostado muito do carro. Muita potência e conforto.