Problemas no Powershift
Porque a Ford não elimina o
Powershift da sua linha?
A pergunta ficou ainda mais evidente
após nosso teste com o Cruze. O Focus lhe é superior em muitos quesitos. Comparando
os topo de linha, LTZ e Titanium Plus, o Ford dá a volta olímpica em equipamentos; teto
solar, assistente de estacionamento, faróis de xenônio, sensores dianteiros, ar
bizona e por aí vai. Também dá a volta no conjunto dinâmico: o motor é mais
potente e mais econômico; a suspensão é mais moderna e, sendo ambos de boa
calibração, no Focus o conjunto é melhor. Mesmo considerando os senões do Focus
em espaço interno (mais) e porta-malas (menos), seria completamente
incomparável ao Cruze.
E, no entanto, a sensação que fica é
a de que o GM é um carro mais bem resolvido, mais agradável no dia-a-dia.
Tudo culpa do Powershift.
Fica difícil curtir as amenidades e
equipamentos do Focus quando se tem um câmbio patinando, vibrando, oscilando em
acelerações, retendo marcha quando deveria trocar, subindo marcha quando
deveria reter, estragando a todo momento sua condução. Exceção feita à condução
rodoviária em velocidade de cruzeiro - quando o câmbio não atua, só mantém a
sexta -, dirigir o Focus é ser constantemente lembrado de como um câmbio pode
estragar um carro que, de resto, é excelente.
Não dá pra entender quem considerou o
Powershift um produto pronto para comercialização; será que não passou pela mão
de nenhum engenheiro da Ford, ou piloto de testes? Foi simplesmente confiado à
Getrag, fabricante? O Powershift não é somente pior que o DSG da VW/Audi. Ele é
pior que automáticos convencionais como o do Cruze, que honestamente nem é a
última novidade.
Hoje o Powershift está completamente
queimado no mercado. A primeira sugestão do Google ao se digitar “Ford
Powershift” é “Problemas”. Propagandas da Ford em redes sociais são tomadas por
comentários negativos do câmbio. Os esforços da empresa em estender garantia
não foram suficientes, ainda mais ao depender de uma rede de concessionárias
pouco interessada neste tipo de reparo (aliás em qualquer coisa que não seja
vender carros, como a maioria das concessionárias).
Se a Ford quiser emplacar um dupla
embreagem, que lance com outro nome, de outro fornecedor. Ou adote um 6 marchas convencional.
Qualquer carro equipado com Powershift a nosso ver é uma péssima escolha.
Comentários
Já tá uma epidemia os problemas nesse câmbio.