Propaganda inteligente
O difícil de fazer propaganda de carro para o público brasileiro é que, ao contrário do que se pensa, brasileiro não gosta de carro. Só alguns realmente gostam. O que a maioria gosta é de um símbolo de status, ou então simplesmente de ter seu problema de mobilidade resolvido. Se brasileiro realmente gostasse de carro não teríamos tanta coisa obsoleta sendo comprada.
Tudo isso precisa ser considerado pela agência responsável pelas propagandas de um novo lançamento. Como transmitir ao público as características e qualidades do carro sem ser chato? Ou então, como esconder que o carro não é lá essas coisas?
A Fiat fez bem com o Linea nesta propaganda aqui. Fala sobre um monte de coisas, mas nada sobre o carro, porque o carro é meio tanga e não tem muito o que ser falado sobre ele. A aposta foi no status. Como disse um entendido: “a propaganda é ótima, está tudo certo, menos o Linea que aparece no final. Não combina com o resto.”
A Volkswagen lançou o Jetta com esta. Coisa horrível, deplorável, um carro desse padrão com um cachorro (???) falante (?????). Hein? Oi? Um monte de soluções técnicas que fazem o TSI ser o queridinho dos entendidos e tem um cachorro falante? 30 segundos para passar uma mensagem e não lembramos nada do carro, só o pentelho do cachorro. E o cara que teve essa ideia recebeu dinheiro por isso.
Muito diferente a atitude da Ford com o Fusion. No que foi um dos maiores sucessos em termos de vídeos de propaganda na internet brasileira, a Ford promove uma corrida entre os campeões mundiais de F1 Mansell e Piquet com seu novo carro. Bastante tempo para explicar os detalhes técnicos e ainda adicionar tensão e pimenta na medida certa. Uma abordagem que mexeu com o coração dos entendidos mas que, sem dúvida, também fala a outros corações e mentes de pessoas menos ligadas ao universo dos carros.
Parabéns para a Ford.
Comentários
Criticamos as montadoras, mas elas na verdade agem de acordo com nossas escolhas e gostos. Se tivéssemos maior discernimento, teríamos produtos bem melhores por aqui.
Abs!
a maioria certamente tem o que merece - lixo.