Ponto de saturação

Será lançado em breve nos EUA o novo Sonata, a aposta da Hyundai no segmento médio daquele país. Concorrerá com Accord, Camry, Malibu... e o nosso Ford Fusion. Na linha de produtos coreana, o Sonata ocupa justamente o lugar entre o i30 e o Azera, um carro de maior porta que deveria competir originalmente com os alemães de entrada (BMW série 3, Mercedes classe C).

Hoje, a briga entre Azera e Fusion chega a ser covarde. O Azera é ao menos tão grande quanto, é mais equipado e oferece motor V6 por R$ 10 mil a MENOS que o Fusion de 4 cilindros. O Fusion V6, que briga razoavelmente em pé de igualdade, é R$ 30 mil mais caro. Muita coisa.
No segmento médio, onde o i30 não tem uma vantagem de preço significativa frente a seus rivais, a coisa muda de figura. Infelizmente ainda convivemos com dinossauros como Golf 4,5, Stilo e Astra. No entanto, um embate entre i30, Focus e C4 é bastante parelho, e em comparativos realizados por revistas especializadas o Ford e o Citroën ficaram à frente do coreano. Isso é muito diferente do que a propaganda imbecil e mentirosa quer mostrar, i30 como melhor carro do mundo, ou então o Tucson, ou o Veracruz...

Não sei qual será a competitividade do Sonata frente ao Fusion. Tendo a acreditar que a vantagem intrínseca do produto vai diminuir. Aparentemente, o crescimento vertiginoso da Hyundai em vendas no mundo inteiro será semelhante a uma piada corrente no mundo corporativo.

Nos anos 70, uma empresa americana contratou um indiano fenomenal, brilhante mesmo, e o repatriou para os Estados Unidos. Ele seguiu fazendo seu trabalho brilhante, até que chegou a primeira conta do aluguel. Não conseguiu pagar, e a empresa lhe deu um aumento. Depois outro. Depois outro. Um carro. Auxílio combustível. E o indiano passou a custar à empresa o mesmo que um americano.

O tempo dirá se a Hyundai será a próxima Honda. Ou GM. Ou Ford. Ou Toyota. Ou...

Comentários

Paulo disse…
Realmente, só o tempo dirá ! Até lá, vamos ver como se comporta o "rei" consumidor... (se aprendem de uma vez que as propagandas que dizem "o melhor do mundo" são a mais pura enganação !!). e um gde abraço !
André disse…
Enquanto isso não acontece, RUINDAI nem de grátis!
Unknown disse…
Acredito que quem investe seu suado dinheirinho num carro da Hyundai tem coragem de mamar em onça !!!os caras não são confiáveis e as concessionárias aqui de Brasília têm um nível de assistência técnica abaixo da média geral, que já não é lá essas coisas !!!tem coisa boa por aí pelo mesmo preço e sem garantia de 5 anos de mentirinha ...
Wrca disse…
Jamais teria algo da RUIMdai no BRasil, não pela marca, mas pela propaganda enganosa. Eu como atuante na área de venda, acho um ultraje o que a RUIMdai faz, e mesmo assim, todos os meses milhares de idiotas, digo consumidores seguem comprando essa marca.
Anônimo disse…
Caramba !!! Pelo teor dos comentários aqui do blog, deu para perceber que o preconceito dos brasileiros com a Hyundai ainda é grande. Inclusive do dono do espaço. Mesmo assim, os carros vendem que é um beleza. Tem um sujeito aqui que sempre que a palavra hyundai aparece nos post do blog, sempre responde a mesma coisa, Ruindai. Deve ser dor de cotovelo. Imaginem quando esse mesmo pessoal que hoje malha a marca começar a perceber que os carros são realmente bons. Daí ninguem segura.

Enquanto isso não acontecem, continuem comprando carros defasados e com 1 ano de garantia.
Wrca disse…
Prefiro comprar carro com 1 de garantia, defasado que não me trate como idiota me enganando. Mas para quem quer ser enganado, gosta de ser feito de trouxa, seja feliz com a RUINdai.

Lembrando que pelo que entendo, e minha opnião é a mesma da dela, é a propaganda enganosa que esse grupo faz para brasileiros sem informação.

Você acha mesmo que o I30 é melhor que o Imprenza e Focus? Que a Tucson é melhor que CRV e Captiva?

Ah, será que esses carros são defasados?

E o que adianta garantia de 5 anos se não tem peças no estoque, com mão de obra que beira 180 reais a hora?
Pelo menos aqui em Atibaia SP é assim...

Seja feliz sendo enganado, já somos brasileiros e estamos acostumados mesmo com isso...
Anônimo disse…
Ninguem disse que o i30 é melhor que o focus e Imprenza. Mas daí para chama-lo de ruim, são outros quinhentos. Menos.
Unknown disse…
Ruim não é, porém o que ele tem de tão melhor que os outros? Seu motor rende igual do criticado monza do Vectra GT, seu cambio tem 4 marchas sem trocas sequencias, controle de estabilidade que existe de fato no C4 não existe nele, enfim, o que ele é?

Se gosta de ser enganado, vá fundo, mas faça isso em tudo na sua vida. COmpre uma televisão OLED e leve uma de plasma e contente-se, é isso que você está defendendo, a mentira.
Engraçado que isso só em carros...
Anônimo disse…
Rafael, o i30 tem sim controle de estabilidade ESP. Você está mal informado. Toda a propaganda sobre o i30 é verdadeira. Todos os itens anunciados existem no carro. Mas apenas na versão TOP, que custa 70k. Todas as montadoras fazem isso, anunciam nas revista o carro Top de linha com opcionais encontrados apenas nessa versão. O fucus faz isso, anuncia sua versão ghia (e não diz que é a ghia) nas revistas. O C4 anuncia seu carro como tendo farol com duplo xenon e não diz que é o top. Não entendo qual é a birra com o i30.

Sinceramente, por 70k, o i30 top se torna um exelente negócio se comparado com o focus, por exemplo. O ford tem apenas 2 aribags e não tem ESP.
Wrca disse…
Bem, um consumidor da BCWS comprou o carro top e disse que não tem. Ele tem provas, você não.
E cade os todos os airbags? Eu conto somente 6. Garantia de 5 anos com mão de obra de 180 reais a hora serve como parametro de garantia?
Bem, ela anuncia coisas que não tem, fato, como os 8 airbags do azera, os 10 airbags da veracruz e o ESP do I30. Se tem agora, não tinha antes e vendeu gato por lebre. FATO!
Anônimo disse…
Melhor pararmos por aqui. Não vamos chegar a lugar ninguém desse jeito. Vc pegou antipatia com a marca CAOA/Hyundai, compreendo. Mas, apenas reforçando, o i30 TOP vem sim com ESP, vi com meus próprios olhos, o problema é que terá desembolsar a "bagatela" de 70k para ter isso. E, sim, é verdade, a histórias dos airbags é picaretagem mesmo. São 6 e não 8.

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire