Viação Aérea dos Ricos Incompetentes Gananciosos
Deu vontade de escrever sobre a Varig.
Fiquei feliz de ver que os imbecis que governam este país não querem ajudar a empresa que já foi o símbolo do país. Não me importam os apelos tocantes de dezenas de milhares de funcionários, embora deva admitir que isso seria mais difícil de acontecer em outras gigantes. Conheço pilotos e comissários de bordo, e todos eles são unânimes em declarar seu amor à Varig, mesmo desde antes dessa quizonga.
Tudo bem; a empresa tem carisma, tem nome, é brasileira, tem uma comunicação e um marketing eficientes, tem produto, tem serviço e, principalmente, trabalha num ramo apaixonante. Mas foi mal administrada durante anos.
Empresas sem concorrência caem muitas vezes nesse mal. São donas do mercado, Não têm concorrentes, não precisam se modernizar. Podem abrir filiais que só dão prejuízo. De repente, o mercado muda e os diretores não conseguem enxergar através de suas ilhas particulares e óculos de grife. E o que era 80% de participação virou 30.
A Varig locupletou-se em lucros astronômicos durante décadas a fio, herança das gordas rotas tiradas da Panair por força da ditadura. E agora esses lucros se foram e só resta o caos. Uma pena o Brasil ser incompetente para manter sua companhia aérea, mas ajudar a Varig não dá. Para falar de automóveis, alguém ajudou a Bugatti? E a Duesenberg? E a Packard? Pois é. Que nossa empresa seja a TAM e que a Varig afunde na lama que ela própria criou.
Fiquei feliz de ver que os imbecis que governam este país não querem ajudar a empresa que já foi o símbolo do país. Não me importam os apelos tocantes de dezenas de milhares de funcionários, embora deva admitir que isso seria mais difícil de acontecer em outras gigantes. Conheço pilotos e comissários de bordo, e todos eles são unânimes em declarar seu amor à Varig, mesmo desde antes dessa quizonga.
Tudo bem; a empresa tem carisma, tem nome, é brasileira, tem uma comunicação e um marketing eficientes, tem produto, tem serviço e, principalmente, trabalha num ramo apaixonante. Mas foi mal administrada durante anos.
Empresas sem concorrência caem muitas vezes nesse mal. São donas do mercado, Não têm concorrentes, não precisam se modernizar. Podem abrir filiais que só dão prejuízo. De repente, o mercado muda e os diretores não conseguem enxergar através de suas ilhas particulares e óculos de grife. E o que era 80% de participação virou 30.
A Varig locupletou-se em lucros astronômicos durante décadas a fio, herança das gordas rotas tiradas da Panair por força da ditadura. E agora esses lucros se foram e só resta o caos. Uma pena o Brasil ser incompetente para manter sua companhia aérea, mas ajudar a Varig não dá. Para falar de automóveis, alguém ajudou a Bugatti? E a Duesenberg? E a Packard? Pois é. Que nossa empresa seja a TAM e que a Varig afunde na lama que ela própria criou.
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