Conforto x Prazer ao Dirigir
Meu amigo teve o grande prazer de ser convidado, no último sábado, a fazer test-drives na linha 2004 dos importados da Mercedes-Benz (ou seja, os Classe A ficaram em casa). Ao dirigir a S 500, um dos sedãs mais refinados do mundo, “você não tem mais noção da velocidade. A 180 km/h, é como se você estivesse a 50. O silêncio é absoluto e o carro não oscila nem sai do asfalto.” As palavras são dele. Como já disse aqui, o melhor carro que eu já dirigi até hoje foi um Ford Mondeo.
Lógico que fiquei impressionado. S 500 é sonho de consumo, carro que mal se vê nas ruas e que custa bons meio milhão de reais. Compete com automóveis espetaculares, os melhores exemplos de beleza, tecnologia e engenharia que não os super-esportivos: BMW Série 7, Audi A8, VW Phaeton. Mas são automóveis projetados para quem vai atrás, e não na frente. O vendedor da Mercedes fez questão de mostrar ao meu amigo um botão que, acionado do banco de trás, empurra os bancos dianteiros para a frente, com o objetivo de aumentar ainda mais o espaço traseiro.
Não é um conceito que me agrada. Quando escolho um automóvel, conceitos como silêncio, conforto e maciez ao rodar ganham notas altas. Mas têm de ser conjugados com as características que fazem o guiar uma coisa de tanto prazer: a frente que levanta em aceleradas fortes, as freadas precisas, a luta contra a inclinação da carroceria e a aderência dos pneus em curvas de alta velocidade, a resposta da direção, enfim, aquela simbiose homem-máquina que todos os entusiastas de carros almejam - e que a Ferrari vende como sonho. Essas verdadeiras limusines não oscilam a carroceria em curvas, e as dezenas de sistemas de segurança fazem com que o carro tenha um comportamento absolutamente neutro.
Talvez eu, como multimilionário, fosse dirigir minhas empresas no dia-a-dia, ou mesmo seguir até Cumbica para pegar um vôo internacional, devidamente refestelado no banco de trás de uma S 500 ou - por que não? - de um Maybach. Mas não são ocasiões onde o carro é o que mais importa. Ele passa a ser um mero meio de transporte entre dois pontos. Claro, com todo o conforto, maciez e suavidade, mas meio de transporte. Para encarar aquela estradinha cheia de curvas, com umas retas boas para aceleração, subidas e descidas, que tal uma Maserati Coupé, uma BMW M3, um Mitsubishi Evo VII, um Audi S3 ou mesmo um Gol turbo ou um Ka 1.6?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3