Que me perdoem as feias




Queremos falar do HB20 novo. Mas pra isso vamos falar do Renegade primeiro. Pois é, siga o raciocínio.

O carro de volume da Jeep é o Compass. O Renegade é um carro num segmento inferior, que não é pensado em ser o único carro da família. É um exercício de design extremamente bem sucedido, porém com falhas importantes em aspectos práticos: nesse caso, espaço interno no banco traseiro e tamanho de porta-malas. Aliás, normalmente é assim: carros muitos bonitos são ruins de espaço.

O principal mercado da Jeep é o norte-americano, e é com isso em mente que fizemos as considerações acima. O Renegade no Brasil é ainda pior, pois recebeu um motor flex totalmente inadequado para o peso do carro. Então temos um carro apertado, de desempenho ruim e alto consumo de combustível. Fracasso? Pelo contrário, vende mais que pão quente. Por que?

PORQUE É BONITO.

O sucesso do Renegade mostra claramente a importância do design para o sucesso em vendas de um carro. Um veículo ruim, porém bonito, provavelmente terá vendas melhores que outro feio, porém bom. Basta ver o Etios.

Portanto foi uma tremenda bola fora da Hyundai apostar num design tão polêmico para um carro que está entre os cinco mais vendidos do mercado e que é, por seu posicionamento, necessariamente um carro de volume. Some-se a isso o fato dos diferenciais em equipamento, motorização e acabamento estarem restritas às versões de topo, e você tem um HB20 “de briga” com motor 1.0 aspirado da geração passada, equipamentos sem nada demais e ainda por cima um design feio.

Não vai ter chance contra um Onix muito mais bonito e com motor renovado.

Falamos isso com dor no coração, pois o HB20 (da geração antiga) é uma delícia de dirigir mesmo na versão 1.0. Esperamos que um face lift venha muito rápido para corrigir os rumos.

Comentários

Lorena disse…
Achei esse blog como referencia na hora de escolher Qual o melhor seminovo para comprar, curti a materia, parabens
Helloiza Alonso disse…
Nossa, adorei esse artigo para carros seminovos com cambio automatico, tudo o que precisava saber, muito bom, obrigada meeesmo

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3