Considerações sobre o novo Onix



Pelo que vimos até agora, todos os culhões que faltaram à GM para tornar o Cruze competitivo sobraram no Onix e sua versão sedã.

Comecemos pela adoção de motor turbo nas opções de topo, com a saudável potência de 116 cv (curiosamente a mesma do antigo 2.0 8v da VW que equipou Santana e Bora e da própria GM usado no Astra), aliado às respostas ágeis em baixa rotação e consumo de combustível. Um passo ousado considerando que o consumidor dessa faixa de renda é mais sensível a manutenção cara e que a experiência da Hyundai com o 1.0 turbo não foi um sucesso.

Vamos agora com a adoção da plataforma global GSE que aumentou a distância entre-eixos do sedã para 2,60, medida que era de carro médio até pouco tempo. Fica claro que o sedã vai matar o Cobalt e brigar com Cronos e Virtus.

Seguimos com a classificação 5 estrelas no LatinCAP, crítica antiga à família Onix antiga e que lhe rendei o apelido de “bateu morreu”. Isso envolve um forte planejamento de segurança, reforços estruturais, que indicam bom trabalho – além das inutilidades do teste como aviso individual para cinto de segurança atado, que o Onix traz.

O interior mostra elegância na mistura de texturas dos plásticos, que é o que se deve esperar na faixa de preço. O painel segue as linhas do Cruze e traz detalhes cromados e tela digital central, um avanço enorme se comparado com o painel de moto anterior. Falha só para os encostos de cabeça dianteiros costurados no banco, talvez uma homenagem ao Celta.


Por fim, estarão disponíveis como opcionais: chave com sensor de presença, carregador de celular por indução e a central multimídia com 4G.

Ou seja, quem comprar um Onix sedã topo de linha vai ter quase tudo quem um Cruze tem. Isso já mostra como o Onix está adequado de proposta e com argumentos interessantes para competir no mercado, enquanto o Cruze vai só encalhar mesmo já antevendo sua morte como foi decretado nos Estados Unidos.

O Corolla vai jantar o Cruze com farofa no mercado. E o Onix fará o mesmo com essa atrocidade horrorosa que será o HB20 novo.

Comentários

Anônimo disse…
Pela foto já sinto a aspereza do tecido do banco, e já imagino a espuma cedida em menos de 2 anos de uso. Coisas que sempre acontecem com esses GM mais "baratos".
Rodolfo Deodato disse…
Gostei, GM reagindo bem ao mercado.
valentina disse…
gostei otimas referencias de
carros seminovos SP

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire