Considerações sobre o novo Onix
Pelo que vimos até agora, todos os culhões que faltaram à GM
para tornar o Cruze competitivo sobraram no Onix e sua versão sedã.
Comecemos pela adoção de motor turbo nas opções de topo, com
a saudável potência de 116 cv (curiosamente a mesma do antigo 2.0 8v da VW que
equipou Santana e Bora e da própria GM usado no Astra), aliado às respostas
ágeis em baixa rotação e consumo de combustível. Um passo ousado considerando
que o consumidor dessa faixa de renda é mais sensível a manutenção cara e que a
experiência da Hyundai com o 1.0 turbo não foi um sucesso.
Vamos agora com a adoção da plataforma global GSE que
aumentou a distância entre-eixos do sedã para 2,60, medida que era de carro
médio até pouco tempo. Fica claro que o sedã vai matar o Cobalt e brigar com
Cronos e Virtus.
Seguimos com a classificação 5 estrelas no LatinCAP, crítica
antiga à família Onix antiga e que lhe rendei o apelido de “bateu morreu”. Isso
envolve um forte planejamento de segurança, reforços estruturais, que indicam
bom trabalho – além das inutilidades do teste como aviso individual para cinto
de segurança atado, que o Onix traz.
O interior mostra elegância na mistura de texturas dos
plásticos, que é o que se deve esperar na faixa de preço. O painel segue as
linhas do Cruze e traz detalhes cromados e tela digital central, um avanço
enorme se comparado com o painel de moto anterior. Falha só para os encostos de
cabeça dianteiros costurados no banco, talvez uma homenagem ao Celta.
Por fim, estarão disponíveis como opcionais: chave com sensor
de presença, carregador de celular por indução e a central multimídia com 4G.
Ou seja, quem comprar um Onix sedã topo de linha vai ter quase
tudo quem um Cruze tem. Isso já mostra como o Onix está adequado de proposta e
com argumentos interessantes para competir no mercado, enquanto o Cruze vai só
encalhar mesmo já antevendo sua morte como foi decretado nos Estados Unidos.
O Corolla vai jantar o Cruze com farofa no mercado. E o Onix
fará o mesmo com essa atrocidade horrorosa que será o HB20 novo.
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