Preço do Mustang 2018

Finalmente o Mustang começa a ser vendido no Brasil.

A geração atual é o sonho de todo entusiasta. Reúne as maiores qualidades do Mustang, como o design e a motorização, com um refinamento de chassi digno da Ford Europa. Deixou de ser um Pony Car, ou Muscle Car, e se tornou um Sports Car segundo a própria Ford.

É hoje um esportivo capaz de rivalizar com o que de melhor a Europa tem a oferecer, com a vantagem de ser movido por um V8 poderoso e impulsionado pelas rodas traseiras. Na mesma faixa de preço os esportivos alemães dependem de tração integral e motores pequenos tuboalimentados que, embora interessantes, perdem na avaliação entusiasta para a receita do Mustang.

Onde o Mustang esqueceu suas origens foi no conceito de levar desempenho para as massas. O charme do original de 1964 foi justamente levar um desenho agressivo e motorização potente em uma carroceria de tamanho compacto para os padrões americanos, resultando num sucesso de vendas desde o primeiro momento.

Infelizmente para o Brasil a realidade não será essa. O Mustang vendido aqui, com os opcionais de performance e equipamentos, custa 50 mil dólares nos Estados Unidos, ou cerca de R$ 165 mil convertendo por um câmbio de 3,30 reais por dólar. Sabemos que existem impostos nessa conversão, mas existem também muitos casos de fabricantes que reduzem suas margens de lucro para impulsionar as vendas de determinado modelo, como foi com o Golf em seu lançamento e é agora com o Passat e com o Peugeot 3008.

A posição da Ford é clara: fiquem satisfeitos que estamos trazendo o carro, após décadas ignorando os pedidos. E paguem o quanto estamos pedindo.

O preço em si não é absurdo se considerarmos somente a realidade brasileira: o Camaro começou a ser vendido em maio de 2011 a R$ 185 mil, o que corrigindo pelo IPCA dá um valor de R$ 277 mil em fevereiro de 2018, não muito fora dos R$ 310 mil pedidos pelo modelo hoje, que incorporou melhorias e equipamentos.

Mas, considerando o preço no exterior, soa um tanto injusto. É mais injusto ainda se considerarmos que é um carro de sonho de qualquer entusiasta que continuará sendo isso: um carro de sonho, inatingível e inalcançável.

Comentários

PVS_ disse…
Quanto custa?

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Nissan Livina S 1.8 automática

Gol G4 com interior de G3

Comparativo: Celta Life 1.0 VHC x Palio 1.0 Fire