Argo vai mal

As piadas já deixaram claro que a escolha do nome foi bastante infeliz, aparentemente num processo “top-goela-down” de um executivo gringo que não tem como compreender as piadas e comentários negativos que o nome tem. Dada a pusilanimidade dos executivos brasileiros, bando de lambe botas, ficou esse nome mesmo.

Aì tem o problema do espaço no mercado. Qual será a faixa de preço do Argo? Quem serão os concorrentes? Muito se diz sobre concorrer com o Onix, só que a Fiat já tem um produto nessa faixa: o Uno. Tudo bem que o Uno já tá ficando irreconhecível dadas as plásticas infelizes e exageradas na dianteira, mas ele tá aí no mercado.

Faz mais sentido o Argo vir mais caro. Câmbio automático de seis marchas e faixa colorida na frente são itens de hatch médio. O Argo deve vir mesmo como substituto do Punto, com as versões mais baratas competindo com as mais caras do Onix e as mais caras mordiscando o território dos hatches médios.

Não dá para um carro ser competitivo na faixa dos 40 mil e continuar sendo competitivo na faixa dos 70 mil. Ou perde numa ponta, ou perde na outra – e normalmente perde na ponta mais cara, afinal já começa a ser possível levar carros de segmento superior pelo mesmo preço. Por isso duvidamos de um Argo 1.0 aspirado, e acreditamos mais no 1.3 e 1.8, o primeiro com o Dualogic e o segundo com o AT6.

Se será um bom produto ainda não tem como dizer. Achamos o design normal, sem grandes arroubos – muito diferente do Punto, que era de cair o queixo quando foi lançado. Nada como um verdadeiro design italiano. Vamos ver se a Fiat usará padrão Jeep no interior, com qualidade, e uma oferta decente de equipamentos.

O brasileiro só tem a perder com a decadência da Fiat. Que ela se renove com produtos bons e competitivos.


Na lista de desejos: Argo HGT manual com o 1.4T recalibrado para uns 180 cv e menos de 100 mil reais de preço. Mas é só desejo mesmo.

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