Análise rápida dos carros compactos
A pedidos,
essa é nossa rápida avaliação das opções disponíveis entre compactos e
compactos premium hoje.
Chevrolet:
Onix – É o
campeão de vendas por dois motivos. O primeiro, é que não é um carro ruim em
nenhum aspecto. Não tem a modernidade dos rivais, seja em motorização ou
comportamento, mas também nenhuma falha crítica. E vende mais porque as
concessionárias Chevrolet SABEM VENDER. Encoste a barriga no balcão e você
ganha desconto, valorização do usado, condição de pagamento, pronta entrega, e
por aí vai. Em outras marcas até conseguir que o vendedor te atenda fica
difícil.
Fiat:
Mobi –
HAHAHAHAHAHAHA. Que lixo, Fiat. Carro feio, ruim, mal acabado e ainda por cima
caro.
Uno – É a
melhor proposta da Fiat no segmento hoje. Os motores Firefly correspondem em
potência e economia, o espaço interno é adequado para a categoria, nosso único
senão vai para o visual um tanto pesado.
Palio –
Defasado em motorização, acabamento, equipamentos e espaço interno. Com bom
desconto, pode valer a pena.
Punto – As hastes
de seta e limpador de para-brisa do Punto foram reutilizadas no novo sedã Tipo,
o que demonstra como esse projeto foi bem pensado. Hoje está um tanto defasado,
porém com bom desconto vale como carro agradabilíssimo de guiar, com
motorização adequada – mesmo o 1.4 tem valentia – e design italiano de verdade.
Volkswagen:
Up: a opção
de quem preza engenharia. Foguete na versão TSI, e defende bem na aspirada
mesmo. Não vale caso precise de banco traseiro e/ou porta-malas.
Gol: A
renovação interna o deixou razoavelmente atualizado, bem como o motor 1.0 de 3
cilindros. As sensações ao volante são das melhores. Problema é mesmo preço e
seguro.
Fox: Foi
sendo acertado aos poucos. Hoje tem bom design, um ambiente interno bem
agradável e bem alemão, é espaçoso, embora nem tanto de porta-malas, e mesmo a
suspensão deixou de ser tão dura. Mas é muito caro.
Hyundai:
HB20: Seria
nossa escolha, especialmente nas versões mais simples. Os topo de linha trazem
muita perfumaria por um preço muito elevado, sendo que os mais baratos
preservam as principais qualidades: carro gostoso de dirigir, suspensão bem
acertada, espaço interno na média. O senão é que tem muito na rua.
Ford:
Ka: É o
Onix, só que com motores melhores e uma rede que não sabe vender. Nada de muito
destaque, e também nada muito desabonador.
Fiesta: É a
opção pelo design, sendo o mais bonito da lista e um dos poucos que pode se
gabar de ser vendido na Europa também. É bastante apertado atrás, com
porta-malas razoável. Evite as versões de topo. E não aceite com Powershift.
Renault:
Sandero /
Logan: A opção pelo espaço interno. Se for carregar pessoas no banco traseiro
constantemente, pode vir aqui direto. Suspensão continua ponto alto, e os novos
motores trazem um refinamento muito bem-vindo. Câmbio impreciso e níveis altos
de NVH tiram o prazer de dirigir.
PSA:
C3 e 208: São
bonitos e bem equipados por preços interessantes. O C3 mais no custo-benefício,
o 208 mais no design e modernidade.
Toyota:
Etios: “Olha
pra mim, não ligo pra design, sou um comprador racional, só compro meias no Sams
Club em pacotes que vêm com 10!”
Nissan:
March: Bom
de guiar, design ainda agradável, porém limitado em espaço e tecnologia. Já
esta defasado frente os outros.
Comentários
No caso da Ford, fiquei intrigado com a frase "Evite as versões de topo". Logo eu que procurava a versão Titanium do New Fiesta com câmbio manual.
No caso dos carros franceses, são assim tão ruim no pós venda e manutenção?
Os franceses da PSA têm melhorado bastante, e o C3 particularmente já está tropicalizado o suficiente. Se você conseguir uma boa oferta entre preço e conteúdo, superior à concorrência, pode valer a pena.