Os carros estão mais caros. Será?
O que segue abaixo é a versão escrita
de uma conversa que tivemos com um considerado do M4R, que transformamos em
texto para estimular a reflexão.
No início de 2008 comprei um Polo Sedan Comfortline por R$
53.000. O carro era a segunda versão mais completa, deixando de fora somente o rádio,
air-bag frontal e os freios ABS, que não eram obrigatórios na época. O Polo
sempre foi um carro bastante equipado nas versões de topo, chegando a superar
os sedãs médios da época em termos de equipamentos. Este tinha ar digital,
sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, tilt-down do espelho retrovisor
direito, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo com duas
medições, chave canivete com alarme, luzes de neblina traseiras e dianteiras,
trio elétrico e direção hidráulica. O motor já era o VHT 1,6 com 104 cv.
A Volks anunciou ontem o Gol e Voyage ano-modelo 2017, com
leves alterações. O Voyage Highline, topo de linha, tem preço sugerido de R$
55.290, pouca coisa mais que o que paguei no Polo em 2008. Esse Voyage não tem
opção de ar-condicionado digital, como o Polo tinha. Em compensação, o resto
melhorou muito. Além do que já existia – direção hidráulica, trio elétrico,
tilt-down, chave canivete, cinco apoios de cabeça, computador de bordo, faróis
e lanterna de neblina, rodas aro 15”- o carro ganhou sistema de som com tela
tátil de 5”, com Bluetooth e integração com celular.
É verdade que alguns equipamentos do Polo seguem
opcionais: sensor de chuva e estacionamento, retrovisor eletrocrômico. E o Polo
tinha dobradiças pantográficas no porta-malas, item em extinção hoje.
No entanto, o Voyage pode receber itens que o Polo não
tinha, como sensor de luminosidade, piloto automático, sistema de som ainda
mais completo, função coming/leaving home dos faróis, volante multifuncional.
A dirigibilidade é muito semelhante, com o mesmo motor, o
mesmo câmbio, plataformas parecidas – a do Voyage é mais recente.
O novo painel do Voyage tirou o estigma de carro de
entrada, com as saídas de ar redondas, e tudo ganhou um ar mais sofisticado,
que remete ao Golf. Não sabemos a qualidade dos plásticos, mas a aparência
ficou bem melhor – com exceção dos painéis das portas, que deveriam ter sido
remodelados também. Não foram, e as maçanetas redondas contrastam com as linhas
retas do painel.
Então o Voyage ocupa hoje o posto de sedã compacto premium
que o Polo tinha, com níveis equivalentes de desempenho e conforto por um preço
menor, pois há que se descontar a inflação de oito anos. Ao Voyage só lhe falta
a reputação do Polo, por estar associado ao Gol e ao segmento de entrada. Mas
como produto, pouco fica a dever, se é que deve alguma coisa e não é superior.
Comentários
Não sei se o sr. levou em consideração a atualização do valor em questão. Sendo assim, utilizando o índice IGP-M, com a data de inicial de 08/03/2008 e final de 08/03/2016, o valor de R$53.000,00 resulta em R$87.961,75.
Se usarmos o INPC, os mesmos R$53 mil se "transformam" em R$88.228,67. Pelo IPCA, o valor atualizado é de R$87.383,79.
Ou seja, houve sim aumento considerável do valor -- não sei a sua, mas a minha remuneração não se alterou na mesma proporção, entre 2008 e 2016.
Um forte abraço!
PS: aprecio muitíssimo o seu blog.